A Informática Educativa colabora através da utilização das diferentes linguagens midiáticas para que os alunos desenvolvam e aprimorem a competência leitora e escritora.
Após o 5º encontro de nossa formação continuada, com a proposta da utilização de diferentes gêneros textuais com o uso dos recursos que o laboratório oferece, como você adaptaria a proposta para seu grupo de alunos?
Escolha um ano do Ciclo I ou II e descreva como desenvolveria a atividade.
Formação Continuada - POIEs (DRE-CS)
Espaço destinado ao registro do processo de formação dos Professores Orientadores de Informática Educativa da Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro
quarta-feira, 8 de setembro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
A troca de experiência, no que diz respeito ao uso de vários aplicativos de uso livre no sistema, tornou o encontro bastante produtivo e descontraido
ResponderExcluirACHEI MUITO INTERESSANTE O ENCONTRO DE HOJE, APRENDI BASTANTE INTERAGINDO COM OUTROS POIES.
ResponderExcluirNIVEA DE CAPRIO ALVES DA SILVA
CEU EMEF VILA RUBI
O encontro foi produtivo mostrou como podemos diversificar para alcançar o objetivo do aluno escritor de modo agradável.
ResponderExcluirLaurinda
EMEFDr Miguel Vieira Ferreira
ESTE ENCONTRO FOI MUITO INTERESSANTE E DESPERTOU NOVAS IDÉIAS E PROPOSTAS DE TRABALHO.
ResponderExcluirKARIN - ALMEIDA JUNIOR
Foi uma tarde muito produtiva. Penso nas possibilidades de trabalho com a leitura associada as mídias. Como trabalho apenas com as 2ªs e 5ªs séries, pensaria em uma atividade para os dois grupos, apenas aumentando o grau de dificuldade com relação a utilização das ferramentas. Assim se trabalhei a releitura e interpretação de uma história, o aluno de 2ª série poderia narrar a história em audacity. O aluno da 5ª série poderia além da narração incluir imagens em power point ou movie maker, conciliando inclusive com vídeos do youtube para inclusão desta narrativa.
ResponderExcluirAbraços,
Dora (Teodomiro)
O 5º encontro foi divertido e criativo.
ResponderExcluirPOIE Angela
EMEF Dr Manoel de Abreu
Tema interessante e atual, os alunos que são criativos pela própria natureza, saberão contar qualquer história de maneira atual e conectada com seu cotidiano. trabalharia com a 5ª série, pois os alunos são mais receptivos e dedicados com as atividades que proponho.
ResponderExcluirMaria Rute de Almeida Luz
EMEF Dr. Afrânio de Mello Franco
Apesar de chegar atrasado pude acompanhar as apresentações dos trabalhos e gostei muito. Estou pensando nas possibilidades de aplicar com meus alunos.
ResponderExcluirAdelson
Vila Rubi
Neste encontro foi possível utilizar diferentes recursos na contação de uma história. E como é possível variar os recursos na escola, além de incluir todos os alunos no tema. Dependendo do objetivo e do produto final.
ResponderExcluirFabiana
EMEF OLEGÁRIO MARIANO
As atividades desenvolvidas durante a formação foram muito importantes. Poderei utilizá-las, em sala de aula.
ResponderExcluirRogério Flora
EMEF PROFº AYRTON OLIVEIRA
Foi bastante significativo. Já costumava utilizar várias linguagens midiáticas na minha prática docente. No ensino fundamental II (5ªs. a 8ªs. séries) trabalharia na produção de textos jornalísticos. Montaria um programa de TV (Telejornal) no qual os aprendentes apresentariam a história da Bela Adormecida "High Tech". É um formato que pertence ao cotidiano deles e conseqüentemente a interação com a atividade seria muito boa. Editariamos o Jornal e exibiríamos para as demais classes ou quem sabe para toda a escola.
ResponderExcluirFoi bastante produtiva a reunião com uma atividade centrada nas questões de gênero textual. Eu adaptaria, em condições normais de funcionabilidade o laboratório, para o EFII, que já possui uma certa habilidade com o computar em diferentes mídias de aprendizagem. Somente trocaria, creio eu, o gênero e não optaria por um narrrativa como esta, algo mais próximo dos alunos. Um texto que lhes fosse pertinente
ResponderExcluirMArcus CEU NAvegantes
A professora de sala da 4ªsérie do fund. I está trabalhando o projeto Africanidades e no LIE iremos utilizar as letras das músicas utilizadas para montar um livro virtual ilustrado.
ResponderExcluirKarin
Almeida Junior
3º ano Fund. I:
ResponderExcluirApós a leitura da história eu dividiria as comandas entre as duplas, cada dupla ficaria encarregada de desenhar um local para compor um mapa no final com o desenho de todas as duplas.
Yara - Emef Padre José Pegoraro
Após a leitura da narrativa, pesquisa de imagens na internet e no Power Point produção de história em quadrinhos com utilização de recursos gráficos.
ResponderExcluirGiane- Emef Padre José Pegoraro
Reescrita de lendas folclóricas ilustradas e narradas,com edição em Audacity e Movie Maker.
ResponderExcluir5.º ano - Fund. I
Otilia / EMEF FREI DAMIÃO
trabalhei com a história da menina bonita do laço de fita(2° ano do ciclo I), utilizando leitura da história,apresentação de video retirado do you tube, depois cada dupla fez a reescrita da historia ulizando o paint, power point e audacity.
ResponderExcluirMilena/ EMEF Placido de Castro
Poie: Cida Araujo
ResponderExcluirEMEF VILA SANTA MARIA
Nesse encontro pudemos conhecer e desenvolver práticas de aula criativas e interessantes na sala de informática. Mais um idéia nos foi apresentada para desenvolver a pratica leitora e escritora dos alunos. Espero utilizá-la assim que possível.
A idéia de se fazer um projeto com lendas urbans com o fund. II atrai bastante eles, e faz com que eles desenvolvam a leitura e interpretação, podendo ser usado, vários recursos, como audacity, Movie maker, Power Point, câmera filmadora, fotográfica,digital, enfim!! Os jovens em si gostam dessas lendas, que apesar de trágicas, fazem com que eles leiam e desenvolvam a leitura, e com a narração desenvolve os aspectos de pontuação, entonação, e leitura em geral.
ResponderExcluirCom alunos de 3ª e 4ª série trabalhei a leitura, em site(contando história), da história da Branca de Neve. Comentamos os fatos que ocorreram e a partir dessa análise os alunos foram orientados sobre a linguagem jornalística para criar uma manchete para o "Jornal do Bosque". Para isso,precisaram acessar o site, abrir o Word,digitar, formatar,salvar.
ResponderExcluirSandra Zimberger
EMEFv "João da Silva"
Pensando numa 6ª série, seria interessante dar aos alunos a comanda também com a estória nos tempos de hoje envolvendo as novas maneiras de se comunicar, e a partir daí desenvolver uma estória deles mesmos no word, depois fazer adaptação de imagens pelo paint, e montar a apresentação no power point ou movie maker.
ResponderExcluirEMEF Prof. Milton Ferreira de Albuquerque