Formação Continuada - POIEs (DRE-CS)

Espaço destinado ao registro do processo de formação dos Professores Orientadores de Informática Educativa da Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Fórum - gêneros textuais

A Informática Educativa colabora através da utilização das diferentes linguagens midiáticas para que os alunos desenvolvam e aprimorem a competência leitora e escritora.
Após o 5º encontro de nossa formação continuada, com a proposta da utilização de diferentes gêneros textuais com o uso dos recursos que o laboratório oferece, como você adaptaria a proposta para seu grupo de alunos?
Escolha um ano do Ciclo I ou II e descreva como desenvolveria a atividade.

21 comentários:

  1. A troca de experiência, no que diz respeito ao uso de vários aplicativos de uso livre no sistema, tornou o encontro bastante produtivo e descontraido

    ResponderExcluir
  2. ACHEI MUITO INTERESSANTE O ENCONTRO DE HOJE, APRENDI BASTANTE INTERAGINDO COM OUTROS POIES.

    NIVEA DE CAPRIO ALVES DA SILVA
    CEU EMEF VILA RUBI

    ResponderExcluir
  3. O encontro foi produtivo mostrou como podemos diversificar para alcançar o objetivo do aluno escritor de modo agradável.

    Laurinda
    EMEFDr Miguel Vieira Ferreira

    ResponderExcluir
  4. ESTE ENCONTRO FOI MUITO INTERESSANTE E DESPERTOU NOVAS IDÉIAS E PROPOSTAS DE TRABALHO.

    KARIN - ALMEIDA JUNIOR

    ResponderExcluir
  5. Foi uma tarde muito produtiva. Penso nas possibilidades de trabalho com a leitura associada as mídias. Como trabalho apenas com as 2ªs e 5ªs séries, pensaria em uma atividade para os dois grupos, apenas aumentando o grau de dificuldade com relação a utilização das ferramentas. Assim se trabalhei a releitura e interpretação de uma história, o aluno de 2ª série poderia narrar a história em audacity. O aluno da 5ª série poderia além da narração incluir imagens em power point ou movie maker, conciliando inclusive com vídeos do youtube para inclusão desta narrativa.
    Abraços,
    Dora (Teodomiro)

    ResponderExcluir
  6. O 5º encontro foi divertido e criativo.

    POIE Angela
    EMEF Dr Manoel de Abreu

    ResponderExcluir
  7. Tema interessante e atual, os alunos que são criativos pela própria natureza, saberão contar qualquer história de maneira atual e conectada com seu cotidiano. trabalharia com a 5ª série, pois os alunos são mais receptivos e dedicados com as atividades que proponho.
    Maria Rute de Almeida Luz
    EMEF Dr. Afrânio de Mello Franco

    ResponderExcluir
  8. Apesar de chegar atrasado pude acompanhar as apresentações dos trabalhos e gostei muito. Estou pensando nas possibilidades de aplicar com meus alunos.

    Adelson
    Vila Rubi

    ResponderExcluir
  9. Neste encontro foi possível utilizar diferentes recursos na contação de uma história. E como é possível variar os recursos na escola, além de incluir todos os alunos no tema. Dependendo do objetivo e do produto final.

    Fabiana

    EMEF OLEGÁRIO MARIANO

    ResponderExcluir
  10. As atividades desenvolvidas durante a formação foram muito importantes. Poderei utilizá-las, em sala de aula.

    Rogério Flora
    EMEF PROFº AYRTON OLIVEIRA

    ResponderExcluir
  11. Foi bastante significativo. Já costumava utilizar várias linguagens midiáticas na minha prática docente. No ensino fundamental II (5ªs. a 8ªs. séries) trabalharia na produção de textos jornalísticos. Montaria um programa de TV (Telejornal) no qual os aprendentes apresentariam a história da Bela Adormecida "High Tech". É um formato que pertence ao cotidiano deles e conseqüentemente a interação com a atividade seria muito boa. Editariamos o Jornal e exibiríamos para as demais classes ou quem sabe para toda a escola.

    ResponderExcluir
  12. Foi bastante produtiva a reunião com uma atividade centrada nas questões de gênero textual. Eu adaptaria, em condições normais de funcionabilidade o laboratório, para o EFII, que já possui uma certa habilidade com o computar em diferentes mídias de aprendizagem. Somente trocaria, creio eu, o gênero e não optaria por um narrrativa como esta, algo mais próximo dos alunos. Um texto que lhes fosse pertinente

    MArcus CEU NAvegantes

    ResponderExcluir
  13. A professora de sala da 4ªsérie do fund. I está trabalhando o projeto Africanidades e no LIE iremos utilizar as letras das músicas utilizadas para montar um livro virtual ilustrado.
    Karin
    Almeida Junior

    ResponderExcluir
  14. 3º ano Fund. I:
    Após a leitura da história eu dividiria as comandas entre as duplas, cada dupla ficaria encarregada de desenhar um local para compor um mapa no final com o desenho de todas as duplas.
    Yara - Emef Padre José Pegoraro

    ResponderExcluir
  15. Após a leitura da narrativa, pesquisa de imagens na internet e no Power Point produção de história em quadrinhos com utilização de recursos gráficos.
    Giane- Emef Padre José Pegoraro

    ResponderExcluir
  16. Reescrita de lendas folclóricas ilustradas e narradas,com edição em Audacity e Movie Maker.
    5.º ano - Fund. I
    Otilia / EMEF FREI DAMIÃO

    ResponderExcluir
  17. trabalhei com a história da menina bonita do laço de fita(2° ano do ciclo I), utilizando leitura da história,apresentação de video retirado do you tube, depois cada dupla fez a reescrita da historia ulizando o paint, power point e audacity.
    Milena/ EMEF Placido de Castro

    ResponderExcluir
  18. Poie: Cida Araujo
    EMEF VILA SANTA MARIA

    Nesse encontro pudemos conhecer e desenvolver práticas de aula criativas e interessantes na sala de informática. Mais um idéia nos foi apresentada para desenvolver a pratica leitora e escritora dos alunos. Espero utilizá-la assim que possível.

    ResponderExcluir
  19. A idéia de se fazer um projeto com lendas urbans com o fund. II atrai bastante eles, e faz com que eles desenvolvam a leitura e interpretação, podendo ser usado, vários recursos, como audacity, Movie maker, Power Point, câmera filmadora, fotográfica,digital, enfim!! Os jovens em si gostam dessas lendas, que apesar de trágicas, fazem com que eles leiam e desenvolvam a leitura, e com a narração desenvolve os aspectos de pontuação, entonação, e leitura em geral.

    ResponderExcluir
  20. Com alunos de 3ª e 4ª série trabalhei a leitura, em site(contando história), da história da Branca de Neve. Comentamos os fatos que ocorreram e a partir dessa análise os alunos foram orientados sobre a linguagem jornalística para criar uma manchete para o "Jornal do Bosque". Para isso,precisaram acessar o site, abrir o Word,digitar, formatar,salvar.

    Sandra Zimberger
    EMEFv "João da Silva"

    ResponderExcluir
  21. Pensando numa 6ª série, seria interessante dar aos alunos a comanda também com a estória nos tempos de hoje envolvendo as novas maneiras de se comunicar, e a partir daí desenvolver uma estória deles mesmos no word, depois fazer adaptação de imagens pelo paint, e montar a apresentação no power point ou movie maker.
    EMEF Prof. Milton Ferreira de Albuquerque

    ResponderExcluir