Formação Continuada - POIEs (DRE-CS)

Espaço destinado ao registro do processo de formação dos Professores Orientadores de Informática Educativa da Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Gêneros textuais - Registro do antes

Como podemos aproveitar uma história e aproveitá-la para trabalhar diferentes gêneros textuais?
Você já pensou nisso?
Como faria?

25 comentários:

  1. Podemos usar o tema da história e adaptá-lo ao gênero desejado. Ex.: Chapeuzinho Vermelho - podemos trabalhar o gênero carta (Chapeuzinho escreve para a avó); o gênero notícia (acontecimentos no bosque); o gênero diário (diário da Chapeuzinho); o gênero história em quadrinhos (releitura); o gênero poesia (um poema de Chapeuzinho para a avó); etc, etc...
    POIE Luciana Sanches
    EMEF Heitor de Andrade

    ResponderExcluir
  2. Podemos utilizar diferentes generos textuais, sendo noticia, música, diário, etc.Bem eu trabalharia uma história aproveitaria o tema folclore e lendas, e em cima delas faria a produção com os alunos utilizando power point, audacity, e movie maker!!!

    ResponderExcluir
  3. é interessante utilizar por exemplo o Gênero Jornalístico discutindo a publicação também no blog da escola. O blog é um instrumento de fácil acesso a todos os anos/ciclos da UE.

    Renato de Paula Silva
    EMEF ENGENHEIRO JOSÉ AMADEI

    ResponderExcluir
  4. Com certeza, através da reescrita e utilizando dos diversos recursos midiáticos, adaptando as atividades de acordo com o grupo a ser trabalhado.
    POIE Otilia
    EMEF FREI DAMIÃO

    ResponderExcluir
  5. Poderia fazer o seguinte:
    - Elaborar uma notícia sobre a história que será lida no dia seguinte.
    - Leitura da história, por exemplo, um conto clássico.
    - Leitura de uma adaptação da história em poesia
    - Criar uma notícia sobre um acontecimento do conto, cada dupla de aluno pode criar uma.
    - Colocar várias figuras sobre o conto lido para que os alunos coloquem a legenda.

    Bom, no momento pensei nisso.

    Yara (Emef Padre José Pegoraro)

    ResponderExcluir
  6. Bom para alunos do ciclo I seria interessante trabalhar com o visual, com as imagens da história em si, para que eles possam entrar em contato com a história, com o ciclo II poderia ser feita uma releitura da história, usando como recurso a internet para pesquisa de imagens e um editor de texto para que eles possam fazer a produção do texto.

    EMEF MILTON FERREIRA DE ALBUQUERQUE

    ResponderExcluir
  7. Aproveitar uma história fazendo paralelos com o cotidiano do aluno, trazendo para a vida real "a moral da história" e mostrando as diferentes "escritas" sobre um mesmo assunto.
    Maria Rute de Almeida Luz
    EMEF Dr. Afrânio de Mello Franco

    ResponderExcluir
  8. Dependendo da história é possível trabalhar vários gêneros textuais, eu faria um recorte de um trecho específico e trabalharia, por exemplo, poesia.

    Gloria
    EMEF MARINA MELANDER

    ResponderExcluir
  9. Podemos utilizar diversos gêneros para reescrevermos uma história. O importante é que a adaptação seja criativa, gosto muito de trabalhar com histórias em quadrinhos no Power Point para relalizar releitura. O gênero jornalístico também fica interessante, pode-se criar um noticiário no Movie Maker. São muitas as opções.

    Climéria Cordeiro
    EMEF Plínio Salgado

    ResponderExcluir
  10. Bem, elaborei um projeto que trabalhou com gêneros textuais, mais especificamente o gênero informativo através da realização de um jornal escolar.
    Quanto ao gênero história infantil, por exemplo,eu trabalharia com a elaboração de um vídeo pelo WMM pelos alunos, isto é, uma versão em imagens da historia trabalhada.

    POIE Lúcio de Castro Emef Eliza Rachel

    ResponderExcluir
  11. Podemos trabalhar esses gêneros, utilizando músicas (audacity), vídeos(movie maker, power poit e até o blog da escola).

    Rogério Flora
    EMEF Profº Ayrton Oliveira Sampaio

    ResponderExcluir
  12. Acredito que acompanhando algum fato que está sendo muito divulgado na mídia, tanto televisiva quanto escrita na forma de jornal.
    Com a análise das notícias, discussão, esclarecimento daas diferentes formas de escrita e finalização com a escrita propriamente dita.
    Como percebem, meu negócio é bola.

    ResponderExcluir
  13. Respeitando as características de cada gênero textual qualquer texto pode ser escrito e reescrito de acordo com a vontade do autor. Apesar de nunca ter trabalhado da maneira proposta acredito que se o autor escolher um texto rico de significado, a exploração do mesmo será facilitada.

    POIE Jonathan
    EMEF CÉU TRÊS LAGOS

    ResponderExcluir
  14. Uma pessoa lê a história para o grupo. Nesse momento a leitura pode ser feita nas mais diversas formas. O grupo reescreve a história no gênero estudado no momento. Tal reescrita pode ser feita na Sala de Informática no MS Word, Power Point, etc. Depende do nível e da faixa etária dos participantes.

    Enock de Carvalho Oliveira
    Poie na emef João de Deus Cardoso de Mello
    DRE - Capela do Socorro

    ResponderExcluir
  15. Podemos fazer a reescrita utilizando vários gêneros textuais, por exemplo, de uma lenda do folclore brasileiro.

    POIE Angela
    EMEF Dr Manoel de Abreu

    ResponderExcluir
  16. Os alunos devem ter intenso contato com a leitura. As aulas devem estar pautadas numa rotina diária de leitura de forma prazerosa e significativa. Através de vivências diárias com a leitura é possível utilizar-se de uma história e promover os diversos genêros literários, essa diversidade dependerá do objetivo do educador.

    Fabiana

    EMEF OLEGÁRIO MARIANO

    ResponderExcluir
  17. Explorando as diferentes possibilidades pedagógicas por meio do texto apresentado e, considerando o interesse do grupo pode ser feito reescrita, dramatizações, alteração do começo, meio e fim da história, etc

    POIE Maria José
    EMEF Teodomiro

    ResponderExcluir
  18. Poderíamos aprofundar o conceito do próprio gênero narrativa, pesquisando (na internet)os diferentes tipos de narrativas,como por exemplo, narrativa de aventura, narrativa de horror, conto de fadas, fábulas etc, posteriormente poderíamos reescrever (usando word e/ou power point)este gênero adaptando para outros gêneros como letra de música, história em quadrinhos (no power point e/ou paint), crônicas etc e ainda poderíamos ilustrar (usando power point e/ou paint e/ou movie maker)como livros ou em forma de pintura. Ainda poderíamos publicar no blog.

    Anita Pereira Guimarães
    EMEF Frei Damião

    ResponderExcluir
  19. Atividades que possam envolver histórias e gêneros textuais nos laboratórios de informática educativa requer assim como outras, um planejamento anterior. Tenho realizado com alunos do ciclo I leitura de textos diversos e peço na sequência para que reescrevam o que lembram do texto lido. O objetivo nesta atividade é promover ampliação no repertório para a escrita e melhor conhecimento dos recursos oferecidos pela máquina que possam promover avanços na aprendizagem.
    Paulo Pires
    Emef Dr. Manoel de Abreu

    ResponderExcluir
  20. Podemos aproveitar a história fazendo as adaptações necessárias ao gênero esacolhido. Como a história pertence ao gênero literário, devemos transformá-la em notícia - jornalístico. Para adaptá-la ao gênero científico, devemos buscar em seu conteúdo subsídios que nos habilitem. É perfeitamente possível trabalhá-la nos diferentes gêneros.

    Edmilson
    EMEF Plácido de Castro

    ResponderExcluir
  21. Eu trabalharia literatura de cordel com meus alunos, inclusive o ano passado fizemos um sarau cujo tema era Patativa, o grande mestre do cordel. Neste ano com a EJA, o Laboratório de Informática educativa vai, juntamente com as Professoras Marília, Rosana e Vera da 1ª e 2ª etapas da EJA, um livro livro impresso e virtual com cordeis, porém sem direcionamento temático

    Marcus CEU Navegantes

    ResponderExcluir
  22. Poderia adaptar os textos a atualidade e utilizar os recursos da informática como audio, imagem e vídeo para dar outro formato à história.

    Luiz Siqueira
    EMEF Dr. Miguel Vieira Ferreira

    ResponderExcluir
  23. A princípio acredito que deveria ser por meio de projeto, uma vez que a história deve ser trabalhada de forma a aproveitar os mais diversos aspectos da história e ter mais subsídios para desenvolver, através do assunto do conto, outros gêneros textuais. Considerando a história de Chapeuzinho Vermelho, poder-se-ia trabalhar a receita do bolo que a mamãe fez para mandar para a vovó, a cantiga da Chapeuzinho enquanto caminha e a criação de outras músicas, um poema da menina para sua vovó, uma carta para o caçador agradecendo o socorro prestado, mapa do caminho, entre outros.

    Gourete - Lourival Brandão

    ResponderExcluir
  24. Na verdade não havia pensado nisto antes, mas através de uma história, pediria para os alunos fazerem o seguinte:
    - Noticiar a história com o formato de um telejornal (esfera jornalística);
    - Reescrever a história em forma de poesia (esfera literária);
    - Adaptar a história para ser trabalhada em um livro didático, utilizando termos técnicos, que não gerem dúvidas, e ao mesmo tempo, seja simples para o entendimento dos alunos.
    Essas atividades podem ser realizados da oralidade (audacity por exemplo), da escrita (editores de texto), ou imagens com legendas.

    Aurélia (EMEF Frei Damião)
    Helena (EMEF Florestan Fernandes)

    ResponderExcluir
  25. Podemos usar diversos gêneros textuais para trabalhar. Desenvolver uma nótícia, manchete ou recorte sobre alguma fábula, poema ou poesia, contos de fadas e outras. Utilizando as ferramentas tecnologicas tais como Power point, Movie Maker como produçaõ de um video de reeleitura e reescrita.
    Poie Celma EMEF. PLÍNIO MARCOS

    ResponderExcluir