Formação Continuada - POIEs (DRE-CS)

Espaço destinado ao registro do processo de formação dos Professores Orientadores de Informática Educativa da Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Expectativas: POIE Ingressante

Caro POIE,
Estamos muito felizes por contar com você em nossa equipe.
Para conhecer um pouco sobre você (profissional), redija um texto nos contanto: o que o(a) levou a exercer essa nova função; suas expectativas para essa nova fase; sua relação com as tecnologias (o que costuma fazer com o uso das tecnologias); qual o papel da Informática Educativa na Educação; o que pretende trabalhar com os alunos... Enfim, aproveite o espaço para se apresentar.
Agradecemos a colaboração.
Equipe de Informática Educativa

34 comentários:

  1. Exercer a Função de POIE significa abrir um leque de novas possibilidades; reciclar conhecimentos, implantar novas práticas educacionais, e principalmente estar em contato e utilizar de maneira eficiente as mídias tecnológicas contemporâneas no processo de desenvolvimento do aluno e também dos profissionais envolvidos nesta esfera.

    Aurélia M S

    EMEF Frei Damião

    ResponderExcluir
  2. NOME: Gicelany Telles Soares Oliveira
    EMEF Profª Marina Melander Coutinho

    Entrei na Prefeitura em 2008, sou professora de matemática, resolvi me candidatar a POIE porque gosto de informática e também queria experimentar novos ares. Penso que essa nova experiência será muito proveitosa, pois os alunos apresentam muito interesse em informática e desejo aprender junto com eles. Normalmente utilizo a informática para fazer pesquisa, e-mail, fazer apresentações em power point, movie maker, etc. Acredito que a informática educativa é uma maneira gostosa do aluno aprender e também de ser protagonista do seu aprendizado. Pretendo trabalhar de forma colaborativa com os alunos, aprendendo e ensinando ao mesmo tempo.

    ResponderExcluir
  3. Olá, meu nome é Giane, sou professora da EMEF "Padre José Pegoraro", tenho 12 anos de rede municipal e 23 anos de rede estadual.
    Me candidatei para adquirir novos conhecimentos em mídias viabilizando trabalho junto aos alunos e por se tratar de mais um desafio em minha vida profissional. Tenho muitas expectativas e espero facilitar e melhorar o contato com os alunos e dos alunos frente as tecnologias existentes.
    Costumo preparar atividades (avaliações, textos, etc) para os alunos, bem como pesquisas, uso de bancos, imposto de renda, email, skype,etc.Pretendo trabalhar novos conhecimentos que adquirir junto aos alunos da escola acrescentando e atuando no protagonismo.

    ResponderExcluir
  4. Sempre gostei de desenvolver com meus alunos projetos utilizando como ferramenta a informática. Com a designação de POIE na EMEF "João da Silva" tenho a oportunidade de trabalhar com projetos de toda a escola. As minhas expectativas são enormes assim como a da escola. Nas Ondas do rádio e projeto Anima criança serão obrigatórios. Um turbilhão de idéias acompanha a minha mente !!
    Sandra Zimberger

    ResponderExcluir
  5. Olá! Meu nome é Juliana Maria Procopio Reimberg Christe. Ufa! Mas podem me chamar de só de Juliana.
    Sou professora de Ed. Inf. e Ens. Fun. I n aprefeitura e Fund II no Estado.
    Fui designada agora em janeiro e estou cheia de expectativas em relação ao trabalho.
    Já trabalho usando varios recursos em sala de aula com minhas turmas. Os resultados são muito bons e o ganho em sala é maior.
    Resolvi me aventurar nessa experiência pelos bons frutos que observei do trabalho realizado pelo POIE da Unidade que trabalhei até o ano passado e acredito que o mesmopossa acontecer nas Unidades que vou atender nesse ano.
    Espero contar com o auxílio de todos para que o meu trabalho seja produtivo para nossas crianças.
    até mais, Julian.

    ResponderExcluir
  6. Carlos Honorato EMEF Teodomiro Toledo Piza

    Estava acompanhando o projeto Minha Terra desde de 2008 e em 2009 recebi o convite da POIE Dora para participar com meus alunos de um novo projeto, entre as orientações dadas comecei a me interessar ainda mais por informática.
    Nós fizemos uma parceria que rendeu muitos frutos e a partir desta experiência positiva que a vontade de exercer esta função cresceu ainda mais.
    Eu pretendo expandir o trabalho realizado em nossa escola e conseguir outros professores para partilhar conosco deste projeto. Pretende oferecer aos professores de nossa escola uma pequena formação sobre a importância das ferramentas que a informática possui e além disso os benefícios trazidos pelo uso das mesmas. Aos alunos quero oferecer todas as possibilidades que a informática pode lhes dar, para que os alunos compreendam que a informática não se restringe apenas a orkut, facebook, MSN, etc.
    Sempre utilizei as tecnologias,elaborava trabalhos para ser apresentados em datashow, etc. Acredito que se o professor não souber usar as tecnologias ele se tornará uma pessoa obsoleta no mundo. A informática educativa é a possibilidade que o aluno tem de fazer um bom uso não só da internet como também de todas as possibilidades que a informática oferece e eu enquanto POIE tenho que oferecê-los a oportunidade de conhecer estas possibilidades.
    Para desenvolver nossos projetos o aluno deve saber usar o audacity,moviemaker,edição de fotos e imagens, utilizar o twitter, etc.Por isso dentro das aulas de informática tudo isto deve ser ensinado aos alunos.

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Meu nome é Adelson sou professor de matemática, gosto muito de trabalhar com novas tecnologias. Minhas espectativas são enormes e a apreensão também. Espero desenvolver um bom trabalho com os alunos e os colegas. Nos vemos por ai by.....

    Nome: Adelson D. Rocha
    EMEF: CEU Vila Rubi

    ResponderExcluir
  8. Olá
    Estou muito feliz com a minha nova função,tenho formação incial em Processamento de Dados e nunca conseguir trabalhar área.
    Finalmente estou realizando esse sonho.
    Espero contribuir da melhar forma possível com a democratização da informática para os educandos.
    Gosto muito de trabalhar com audio e video.Software gráficos.
    Tenho vários projetos em mente pra desenvolver,mas tenho que com alma.
    Um deles á rádio na escola,desenvolver vídeos sobre o bairro ou blogues sobre o mesmo.
    Enfim quero fazer o melhor para contribuir para o crescimento de todos.
    Jackson G. Tolentino
    EMEF Joâo da Silva

    ResponderExcluir
  9. Entrei na rede Municipal em 2002 e desde então tive a oportunidade de desenvolver projetos que necessitam diretamente das tecnologias. Música e videos no intervalo; registros fotográficos de atividades diversas dentro da unidade escolar e outros. Este movimento de máquinas e pessoas dentro da escola me facina e por isso sei que vou estar muito feliz desenvolvendo este trabalho levando letramento digital a alunos de um bairro com carências tecnológicas.
    Paulo Pires
    EMEF Doutor Manoel de Abreu.

    ResponderExcluir
  10. A infortização está ampliando cada vez mais seu espaço no mundo moderno. Não há como fugir dela, não nos restando outra alternativa que não seja nos aliarmos a ela. Na escola essa realidade não é diferente, de modo que a informática apresenta-se hoje como um recurso favorecedor da aprendizagem em todas as áreas do conhecimento, enriquecendo as aulas e tornando-as extremamente atrativas principalmente para as crianças e adolecentes e necessárias para os jovens e adultos.
    Diante disso, espero atuar como POIE no sentido de favorecer o contato dos alunos com as novas tecnologias colaborando também com as outras áreas do conhecimento e contribuindo com o PP da escola.
    Outro objetivo é aprender, aprender, aprender... pois o contato com a informática nos leva a perceber que não há limites do conhecimento. Quanto mais se aprende, mais se percebe que que há muito, ou quase tudo a se aprender.

    Gourete - Lourival Brandão dos Santos

    ResponderExcluir
  11. Meu nome é Yara, estou na rede desde 2003 e antes disso, trabalhei em empresas, onde tive bastante contato com computador, acredito que por esse motivo, tenho afinidade com a informática e tive vontade de trabalhar como POIE. Também sempre fiz uso do computador para elaboração de atividades, pesquisa, rede social, banco on line, editores de fotos e vídeos. Acho o laboratório de informática um local lugar muito rico em oportunidades de aprendizado, além do grande interesse que quase todos os alunos tem por computadores e espero contribuir para o aprendizado dos alunos.

    ResponderExcluir
  12. Acabei de ingressar como POIE na EMEF Eliza Rachel e já posso afirmar que este é um cargo muito desafiador, pois, percebi cedo que temos que saber superar as dificuldades com muito jogo de cintura.
    Nesse pouco tempo que estou no laboratório de informática, desenvolvi muito gosto pelo que faço e creio que minha relação de afinidade com os alunos só aumentou, portanto tenho muitos planos a serem desenvolvidos e reconheço que tenho apoio de alguns colegas professores de minha escola.

    ResponderExcluir
  13. NOME: Jonathan Custódio da Silva
    EMEF: Céu Três Lagos.

    Quando ingressei na escola, no ano de 2010, tive a oportunidade de conhecer a função de POIE e escolhi exercê-la por causa da minha crença na eficácia do uso da informática na criação de um positivo ambiente de aprendizagem.
    Minhas expectativas são: 1) Criar um ambiente onde os alunos possam aprender de forma prazerosa, desenvolvendo cada um o seu potencial; 2) Desenvolver projetos que me auxiliem a alcançar os objetivos descritos acima; 3) Desenvolver a interdisciplinaridade, quando possível, engajando todos os envolvidos no processo educativo.

    ResponderExcluir
  14. Maria da Glória Santos
    EMEF Profª Marina Melander Coutinho

    Meu nome é Glória e sou professora de língua portuguesa e inglesa da rede municipal. escolhi ser poie porque acredito que as novas tecnologias são importantes para o desenvolvimento dos alunos no mundo atual o computador, faz parte do cotidiano de todos e a inclusão digital é um desafio a ser alcançado. Além disso pretendo trabalhar com projetos que estimulem o aprendizado de uma maneira prazeirosa e agradável,um dos meus objetos e trabalhar com o projeto de ler e escrever e também dos temas que façam parte do Projeto pedagógico da escola.

    ResponderExcluir
  15. Acredito que trabalhar como POIE é a oportunidade de utilizar as novas tecnologias na relação ensino/aprendizagem. Tenho grandes expectativas, como desenvolver projetos junto com os alunos e postá-los em seguida, bem como criar um ambiente agradável nessa nova função.

    Edmilson
    EMEF Plácido de Castro

    ResponderExcluir
  16. Ingressei na prefeitura em 2008, sou professora de Ed. Física e desde o final daquele ano minha escola está com a função de POIE vaga. Tenho outro cargo no Estado, mas com um horário que me permite atender aos 3 períodos da minha escola, o que é bem difícil entre o corpo docente. Me foi proposto ir para a função de POIE e eu resolvi aceitar por ser um novo desafio. Os alunos adoram esta aula e estavam já há 2 anos usando os computadores apenas para pesquisa e jogos, o que é lamentável. Aceitar esta função nova me tira da zona de conforto e me propõe novos estudos, novos objetivos. Acredito que na sala de informática seja possível desenvolver trabalhos excelentes com os alunos, sendo um canal direto com as novidades que as TIC oferecem. Espero conseguir desempenhar bem esta função e gostar bastante.

    Karin - Emef Almeida Junior

    ResponderExcluir
  17. Gostaria de ter novas experiências, e vi que como POIE seria uma boa oportunidade, afinal de contas poderia interagir um pouco mais com os alunos, colegas professores, coordenação e direção. Além de ser uma área que os alunos ficam bem interessados em participar e conhecer, pois pra muitos deles é uma novidade (isto em nesta comunidade). Será um ótimo contato com eles, e estou bastante animada em desenvolver projetos.

    Rosana
    Emef Vargem Grande

    ResponderExcluir
  18. Olá Marcela.
    Quando surgiu a oportunidade de me candidatar, fiquei um pouco apreensiva,mas depois comecei a planejar algumas coisas em mente,que poderia estar realizando com os alunos.Tive um pouco de medo pois me sinto muito leiga ainda na era da informatização.Contei e conto muito com a colaboração da equipe gestora da escola que me auxiliam muito, e também com minha filha que tira muitas dúvidas quando necessito.Minha espectativa é grande em aprender e utilizar essas novas tecnologias, mas dentro daquilo que sei já estou desenvolvendo nesse mês de agosto um Projeto sobre o Folclore com os alunos pra fazermos uma exposição dentro da unidade.Sou professora da EMEF Marina Melander, onde possuo dois cargos, Poie pela manhã e trabalho com turma de Eja à noite. Ilara.

    ResponderExcluir
  19. Tendo em vista o lado pessoal no qual gosto muito de lidar com as tecnologias achei no profissional uma oportunidade de trocar com os alunos as possibilidades que as ferramentas multimídeas podem oferecer, por ser professora de arte, pretendo levar um pouco desse meu conhecimento para a sala de informática interagindo com as ferramentas dispostas para trabalhar as questões artísticas com os alunos além de inserí-los de maneira adequada no mundo informatizado, pois muitos só conhecem o computador como meio de comunicação em sites de rede social, quando na verdade existe muito mais a se aprender...
    ...Juliana
    EMEF PROF. MILTON FERREIRA DE ALBUQUERQUE

    ResponderExcluir
  20. Olá.....
    Meu nome é João. Fui designado POIE recentemente e pretendo trabalhar com a informática educativa como um meio a mais favorecer a aprendizado dos alunos. O desafio é novo e as expectativas são grandes. Certamente será um aprendizado novo. Grato a todos.
    João
    Emef Jardim Eliana.

    ResponderExcluir
  21. POIE: Aparecida Araujo dos Santos
    EMEF: Vila Santa Maria

    Ingressei na função de POIE informática por motivo de o laborátoio não ter sido ativado por falta de um professor da casa para assumir a função. Sendo assim, crendo na grande importância das novas tecnologias na área educativa, resolvi contribuir e enfrentar o novo desafio que está me agrandando e contribuindo com meus projetos na escola. Pretendo, então como POIE, levar os alunos a conhecer e desenvolver novas habilidades em informática, de modo que possam desempenhar novas atividades em sala de aula com as demais disciplinas.
    Até o momento, já fiz alguns cursos como HTML, WINDOWS, EXCEL, no entanto tenho usado apenas algumas ferramentas no desenvolvimento de meu trabalho em aula e pesquisa.

    ResponderExcluir
  22. Considerações sobre a minha atividade como POIE

    Meu nome é Carlos e fui indicado para POIE pela CEU EMEF Manoel Vieira de Queiroz Filho. Sou professor de Geografia e História e minha prática em sala de aula sempre envolveu o uso de tecnologias, principalmente as ligadas a informação. Gosto da área e tenho constatado que os aprendentes também se sentem mais à vontade para assimilar conhecimentos utilizando-se da tecnologia. Costumo produzir vídeos para contextualizar os temas trabalhados em sala de aula, além de música e teatro. Pretendo transmitir para os estudantes o que conheço da área bem como fazer com que utilizem a informática para exercer de forma mais pertinente ações cidadãs.

    Carlos Augusto

    ResponderExcluir
  23. POIE: Rafael
    EMEF Manoel Vieira de Queiroz Filho

    Minha expectativa é a de exercer a função da melhor maneira possível para permitir que meus estudantes façam uso das TIC em sua formação como cidadãos críticos.

    ResponderExcluir
  24. Meu nome é Herodes, sou professor da EMEF Constelação do Índio. Fui designado
    POIE recentemente. Meu interesse para exercer essa função deve-se ao gosto em trabalhar com as tecnologias da informação. Pretendo nas aulas contribuir para o acesso dos alunos as tecnologias da informação e contribuir para o desenvolvimento das habilidades dos alunos que já possuem esse acesso.

    Herodes.

    ResponderExcluir
  25. Sou a Léia ingressei na Rede Municipal há pouco tempo como professora de inglês da EMEF PAULO SETÚBAL. Percebi que os alunos sentem muito interesse por informática e, muitos ainda não sabem utilizar programas, fazer pesquisas, desenvolver trabalhos ou até mesmo apenas ligar e desligar uma máquina, pois não possuem acesso. Por isso, resolvi concorrer a vaga, pois além de gostar de informática,precisamos estar em contato com tecnologias para nos mantermos atualizados com tudo que ocorre no mundo. Portanto, pretendo contribuir muito para que os alunos desenvolvam sua habilidades dentro da área e aqueles que ainda não têm esse acesso possam ter e aprender de maneira significativa os conteúdos trabalhos em aula.

    ResponderExcluir
  26. Minhas expectativas não vão muito além dos meus interesses por esta nova função, que é a ressignificação da utilização das ferramentas tecnológicas dentro do espaço escolar.

    Sou Robson Martins de Oliveira, 26 anos. Pedagogo, Professor da Rede Pública Municipal de Ensino. De 2004 a 2009 atuei como Arte Educador e Coordenador Pedagógico nas Ong´s CEDECA Interlagos, Associação Saúde Criança Reinventar, Associação Novolhar e Social Bom Jesus.

    Experiência com projetos de Informática:
    Projeto @ulas Hospitalares.

    A informática, propriamente dita, é uma ferramenta já bastante conhecida por sua cultura de relacionamento e intercâmbio sócio-cultural e entretenimento, mas que pode ser utilizado como suporte dentro das diferentes disciplinas na sala de aula. Além de trabalhar como forma de sistematização de pesquisas, também é de fácil entendimento para a criação de materiais audiovisuais.
    Desta forma, é visivelmente necessário que haja por parte das entidades de ensino, um trabalho com foco na ressignificação da importância de uso das ferramentas tecnológicas em favor da aprendizagem e da inclusão digital, e não apenas como objeto de entretenimento.


    Robson Martins de Oliveira
    CEU EMEF Manoel Vieira de Queiroz Filho
    CEU Parelheiros

    ResponderExcluir
  27. Sou professor a alaguns anos e já desenvolvi alguns projetos com articulação de novas tecnologias à teroia e prática educativa na sala de aula e para além dela.
    Minha expectativa com a função é poder contribuir de forma significativa na construção de conhecimentos teóricos e práticos em convergência com as tecnolgoias disponíveis no sentido de construir conhecimentos.
    Espero também desenvolver os projetos da rede de ensino e os especificos da unidade contribuindo com os coletivos diversos de forma colaborativa e atualizando e buscando novos saberes.

    Rodrigo Rodrigues
    CEU EMEF Cidade Dutra

    ResponderExcluir
  28. Sou Marli, Poie da Emef Pe José Pegoraro.
    Sou professora de Língua Portuguesa e Sociologia e durante minhas aulas sempre gostei de utilizar as TICs, pois acredito que os alunos participam muito mais com este tipo de aula. Foi por isso que me candidatei a trabalhar na sala de informática.
    A minha intenção é utilizar as aulas como apoio para as demais disciplinas, além da informática propriamente dita.

    ResponderExcluir
  29. oi sou angelo, poie da emef vargem grande.
    minha expectativa é aprender para intermediar o conhecimento dos nossos alunos no sentido de aprendizado de novas tecnologias e interação com o mundo virtual.

    ResponderExcluir
  30. Vivemos numa era de grande acesso e circulação da informação, para mim na informática educativa, o POIE deve procurar inserir o educando nesse mundo de informação, direcionando seu trabalho para que o aluno adquira os conhecimentos necessários para se comunicar na era digital. Que ele aprenda a utilizar as ferramentas tecnológicas de maneira adequada e selecionada. O POIE deverá mostrar que a tecnologia de hoje não deve ser usada apenas para entretenimento, mas também para a aprendizagem do aluno e sua inserção no mundo globalizado.

    ResponderExcluir
  31. Acredito que uso das novas tecnologias favorece o processo de aprendizagem. Uma vez fazemos uso dessas tecnologias cada vez mais, até mesmo nas tarefas mais simples...
    Com o uso da novas tecnologias podemos tornar os conteúdos muito mais dinâmicos e atraentes aos nossos alunos.


    Simone Alquezar
    EMEF Joaquim Bento

    ResponderExcluir
  32. Meu nome é Adriana, EMEF Pedro Geraldo Schunck. Desde que tenho conhecimento da função de POIE me interessei pela atividade; porém nunca havia sentido a real "coragem" de "deixar" a sala de aula. Neste momento, com o nascimento da minha filha e com a saída do POIE da nossa escola para outra função, resolvi que era o momento certo.
    Sempre trabalhei tecnologias na sala de aula com os pequenos (EMEI): TV, Fotografia, Progetor, Computador e outros dentro das possibilidades de cada unidade em que trabalhei. Todas as vezes que possível, utilizei o computador para preparar aula, preparar atividades, pesquisar para o preparo das mesmas, apresentar alguns conteúdos da internet para as crianças, trabalhei com o computador enquanto ferramenta para alfabetização no sentido mais amplo e letramento e para construir vídeos com os trabalhos do ano para presenteá-los ao final do ano letivo. Pretendo agora continuar o trabalho já iniciado e muito bem feito na escola onde trabalho; buscando sempre novas ferramentas de acordo com as metas para a informática educativa.
    Adriana
    EMEF Pedro Geraldo Schunck

    ResponderExcluir
  33. Meu nome é David e trabalho no CEU EMEF Vila Rubi. Sou professor de artes e artista gráfico. Dentro da trajetória como artista tive contato com diversas ferramentas de multimeios para concepção e finalização de trabalhos. Essa experiência me levou a participar de projetos na U.E., coordenados pela DRE, que me fizeram pensar na possibilidade de trabalhar mais especificamente na sala de informática como POIE. Creio que posso colaborar com os alunos e demais disciplinas para o desenvolvimento de projetos.

    ResponderExcluir
  34. Perdoem-me...pequei...rs
    Escrevi proGetor...quando deveria escrever Projetor...

    ResponderExcluir