Formação Continuada - POIEs (DRE-CS)

Espaço destinado ao registro do processo de formação dos Professores Orientadores de Informática Educativa da Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Curso Mídias no Universo Infantil

Estamos encerrando nosso curso e é de extrema importância que você deixe suas considerações para que possamos planejar novas ações para o próximo ano. Aproveite o espaço e faça um relato de como o curso contribuiu ou não para a sua prática pedagógica e deixe sugestões para o próximo ano.
Agradecemos desde já a sua participação.
Muito obrigado!
DOT-P Informática Educativa (DRE Capela do Socorro)

11 comentários:

  1. Hoje último encontro do curso de mídias, e gostaria de dizer que tudo foi muito válido para mim. Fiz coisas que jamais achei que fosse capaz de fazer, criei um Blog que já tem mais de 270 visitas e comentários dos pais e das crianças, postei um vídeo no youtube feito por mim e ainda fiz apresentação no Power Point. Além do mais meus alunos passaram a conhecer o universo das mídias, e sei pelos olhos deles que isso foi muito válido. Agradeço a todas vocês pelo apoio, carinho, comentários e ajuda... Não acabou não é? Porque o que é bom não deveria acabar. Sugiro que ano que vem trabalhemos mais com o Audacity, pois não tivemos tempo de explorar mais a fundo, além de explorar melhor a criação de Blog, que foi uma experiência muito edificante para mim.

    Adelma Alcantara - DRECS - EMEI Sérgio Cardoso



    Abaixo deixarei os links do Blog e do Vídeo,

    http://www.youtube.com/watch?v=kf-bMrdJcSA&feature=player_embedded


    http://professoraadelma.zip.net/

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Sou Mighian Nunes e fiz o curso Mídias na Educação Infantil aqui na DRE Capela do Socorro. Adorei!
    É a primeira vez que faço um curso dado pela Prefeitura e já virei fã. Vou fazer sempre que puder...
    Queria parabenizar publicamente o trabalho da nossa "professora" Marcela Bergamine. Ela é muito atenciosa, cuidadosa e apesar de não trabalhar com Educação Infantil diretamente, é muito sensível às questões das crianças - o cuidado, o modo de trabalhar, os porquês de se tragbalhar esse ou aquele assunto desse ou daquele modo, o que melhorou em cem por cento o nosso desempenho no curso.
    Beijos!
    Ps: Ah, vou aproveitar e divulgar meu blog!

    ResponderExcluir
  3. O curso mudou meu olhar com relação às mídias.
    Tenho utilizado o computador com as crianças frequentemente e me surpreendo com a facilidade que eles apresentam no manuseio e aprendizagem dos novos jogos.
    Aprendi muito,espero que o curso tenha continuidade e que meu trabalho com as mídias cresça a cada dia.

    Adriana Santana DRECS

    EMEI João Cândido

    ResponderExcluir
  4. Marina das Graças de Souza DRE CS10 de novembro de 2009 às 10:54

    Pois é pessoal, nosso último encontro, uma pena ter acabado, mas muita alegria por todas as descobertas...

    A cada dia percebo que sempre devemos estar nos atualizando, pois hoje, último dia do curso aprendi um novo recurso sem o qual eu estava sofrendo muito para arrumar meus vídeos... por esse motivo tenho a certeza que quando o assunto for mídias, reciclar é preciso sempre! É uma pena não poder participar da continuação (fica aqui uma sugestão) nesta DRE, pois felizmente consegui minha remoção para ITAQUERA, porém deixo registrado que levarei todas as colegas que conheci no curso no meu coração.
    Hoje estou muito satisfeita com meu progresso, a cada dia eu me sinto mais "poderosa", pois as mágicas que vemos pela rede, eu sei fazer, e fico feliz em saber que meus colegas também superaram seus medos...

    Muito obrigada a todas!

    Fiquem com DEUS

    Marina das Graças de Souza
    CEI Douglas Daniel do Nascimento

    ResponderExcluir
  5. O curso foi ótimo,espero que aconteça sua continuidade em 2009.
    Parabéns à todos que direcionaram seus olhares para a Educação Infantil!

    Cristiane Maria dos Santos.

    ResponderExcluir
  6. Chegamos ao final do curso mais que na minha opinião é o inicio de tudo ,pois o que aprendemos aqui está sendo de muito valor na escola ,pois abriu uma discussão e até grandes aprendizagens no ambiente escolar.
    Sinto que consegui levar para a escola o que aprendi no curso de Mídias, e o grupo se interessa muito em aprender e tenho levado tudo que aprendo para as minhas colegas , que se impolgaram e criaram Movie Maker de seus alunos .
    Fico feliz em trabalhar nesta escola ,porque sinto que estão abertos a novas descobertas e que estão dispostos a aprender e inovar.
    O curso tem proporcionado muitas aprendizagens mais também inovações na minha prática.Gostaria que tivesse continuidade para o próximo ano com as pessoas que estavam fazendo esste ano e abrangessem mais profissionais.Gostaria de aprender a montar um Blog para poder fazer um da Unidade onde trabalho.Não posso esquecer de parabenizar a gestora Marcela que é maravilhosa e muito nos ensinou, com toda paciência,clareza e humildade que é próprio dela .



    Vera Lucia Lopes Silva- DRE - CS
    EMEI Viriato Correia

    ResponderExcluir
  7. Mediação de Leitura

    Durante o período de participação no curso “Mídias no Universo Infantil, Um Diálogo Possível”, aprendi a usar vários programas, participando pela primeira vez de blogs e fóruns. É muito bom poder conhecer o trabalho de outros educadores. No início não foi nada fácil, pedi ajuda à minha filha adolescente, que está acostumada aos sites de relacionamento, mas já conquistei certa autonomia ao lidar com este “novo” ambiente de comunicação, de troca de idéias e de experiências.
    Pensando em meu próprio percurso de aprendizagem no curso e nas dificuldades que encontrei, pude fazer várias reflexões: com as TICs rompemos com a forma tradicional de ensino, onde as crianças aprendiam com os adultos; todos aprendemos nas interações, e cada um no seu ritmo próprio e desafios são importantes nas aprendizagens.
    Enquanto coordenadora pedagógica da EMEI,entendo que os gestores das Unidades Educacionais devem disponibilizar as mídias aos professores e alunos, para que as linguagens midiáticas possam ser incluídas no currículo de educação infantil de forma a favorecer as aprendizagens nos diferentes campos de experiência.
    Espero que o curso tenha continuidade no próximo ano, e como sugestão, que haja, além do curso, algumas oficinas onde possamos aprender a usar vários programas.
    A Marcela é ótima, explica tudo sempre com clareza e com muita paciência.
    Parabéns!

    Solange Aparecida Bueno de Moraes
    EMEI Osvaldo Cordeiro de Farias, Mal.

    ResponderExcluir
  8. Em nosso 4º encontro fizemos uma retomada do percurso no curso e das tarefas a serem realiazadas.

    Achei que nao iria dar conta de todas as tarefas, mas agora percebo a necessidade de estar em formaçao para estimular cada vez mais focar nossos objetivos e alcança-los.

    Aprendi muito e quero aprender ainda mais.

    Espero que em 2010 possamos dar continuidade deste curso.

    Sandra Regina de Carvalho DRECS

    ResponderExcluir
  9. Cheguei insegura, cheia de dúvidas e medos quase querendo desistir, mas o melhor disso tudo é que com certeza vou levar para sempre comigo a importância da utilização das diversas mídias que temos e o quanto elas são importantes para o nosso aprendizado e dos alunos, e como tudo isso facilita o desenvolver das atividades, descobrir esse universo cheio de surpresas que são as mídias e que não são voltados somente para os computadores, mas também as máquinas fotográficas, DVD, CD enfim tudo que as crianças acessam com muita facilidade é surpreendente. Espero que no próximo ano possamos continuar o curso com bastante novidades.
    Simone De Oliveira Martins
    EMEI.Carlos Drummonde De Andrade
    DRECS

    ResponderExcluir
  10. Se eu pudesse definir todo o processo de inserção de recursos midiáticos, tanto na minha vida pessoal e profissional, a frase é superação de desafios.
    A possibilidade de realizar um curso que focasse as mídias, prioritariamente, foi muito animador, pois meu maior interesse é proporcionar às crianças uma abordagem mais ampla. Com isso, eu pude planejar melhor, criar novas situações para as crianças, etc.
    O curso possibilitou um olhar diferenciado e considero pertinente possibilitar que as crianças sejam protagonistas do processo de ensino-aprendizagem e para isto, deve-se estruturar bem o planejamento, conciliar os recursos tecnológicos com o universo infantil.
    Parabenizo à toda equipe que estruturou o curso Mídias no Universo Infantil e que haja continuidade.

    Fernanda Silva Malta Paganini
    EMEI Carlos Drummond de Andrade
    DRECS

    ResponderExcluir
  11. Puxa, Não foi nada fácil! Mas ao mesmo tempo, muito gratificante ,pois aprender sempre é bom.

    Hoje consegui postar o meu trabalho depois de muitas tentativas e com a ajuda de muitas pessoas. Realizar as tarefas do curso foi complicado, porém o curso em si foi muito bom, pois conheci programas que eu nem fazia idéia que existiam, e que são muito bons para a realização do nosso trabalho como porofessora junto às crianças, pois na era da informática, nós professores temos que estar antenados a novas mudanças, e vejo, que pela minha idade eu estou é muito atrasada, mas prometo para mim mesma que eu vou acordar para a tecnologia, pois saber usar as ferramentas midiáticas a nosso favor só temos a ganhar em qualidade de trabalho.
    Quero parabenizar a Marcela que com toda a sua paciência estava sempre disposta a me ajudar. Gostei do curso, mas se nós tivêssemos mais horas presenciais seria muito mais proveitosa. Estou ansiosa para ver o livro virtual e espero participar da continuidade do curso do ano ano que vem, pois vale a pena ficarmos cada vez mais antenada nas ferramentas midiáticas, ainda mais agora com a implantação das salas de informática, pois na minha escola nós levamos a sério, aproveitando este espaço para a relização de ativiades pedagógicas. Um grande abraço para todas que fizeram o curso comigo da turma 3 e até o ano que vem. Feliz 2010 para todos!!!!!!!!!!!

    Izabel de Melo

    EMEI Orlando Villas Bôas

    ResponderExcluir