Formação Continuada - POIEs (DRE-CS)

Espaço destinado ao registro do processo de formação dos Professores Orientadores de Informática Educativa da Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Avaliação - "O Uso das Linguagens Midiáticas no Letramento Digital"

Após os quatro encontros que abordaram a concepção da Informática Educativa - Letramento digital: pesquisa, comunicação e publicação na Internet - Comente:

1)De que forma o curso contribuiu para a sua prática pedagógica;

2)Como utilizou os conhecimentos adquiridos em suas aulas;

3)Um projeto ou atividade desenvolvido este ano no laboratório que aponte a concepção de letramento digital e o protagonismo dos alunos (acrescente o link do projeto postado).

Sugestões:

40 comentários:

  1. Trazendo novas possibilidades de desenvolvimrnto de projetos,sendo trabalhados no cotidiano escolar.
    Publicações de trabalhos de professores e alunos(youtube/Blog/Twitter...)

    Otilia
    POIE EMEF Frei Damião.

    ResponderExcluir
  2. Acrescentando novas ferramentas aos trabalhos realizados no LIE.Publicações de trabalhos de alunos.(youtube/Blog/Twetter).
    Meg
    POIE
    EMEF FREI DAMIÃO

    ResponderExcluir
  3. Não sei realmente o que seria da minha prática sem a formação oferecida. Conhecia muito pouco ou quase nada de informática e recursos de mídia. Posso assegurar que todo conhecimento adquirido e colocado em prática veio desses encontros. Praticamente assumi minhas aulas no laboratório após o recesso, mas estava fazendo alguns projetos com o Minha Terra 2009 e alunos monitores desde junho. Daí veio a necessidade/ oportunidade de aplicar os conhecimentos.
    Acredito que o maior progresso que posso citar seja o nosso blog, que sequer sabia o que era isso anteriormente e curiosando, tentando, errando e acertando às vezes, conseguimos chegar onde estamos mas querendo sempre mais, por isso acredito que as parcerias com os colegas POIE´s sejam necessárias e devem ser constantes. Mais formações, mais encontros se fazem necessários. Acredito realmente que todos têm coelhos na cartola e ficam tímidos de socializar, porque nem acreditam no valor de seu próprio trabalho.
    Resumindo hoje sei o que é, e para que serve: blog, twitter, voki, movie maker, audacity, slideshare, google docs e ufa!! Em poucos meses.
    Estou ainda mais impressionada com os relatos dos colegas que estão nesse encontro comentando seus trabalhos.
    Vou parar, não vai sobrar espaço para os outros.

    Dora
    EMEF Teodomiro

    ResponderExcluir
  4. Os trabalhos apresentados hoje foram interessantes. As sequências didáticas apresentadas pelos poies resultaram em trabalhos cheios de beleza e motivação.

    Abraço,

    Angela
    POIE
    EMEF Dr Mnaoel de Abreu

    ResponderExcluir
  5. A formação foi excelente, os trabalhos apresentados foram demais, precisamos de mais encontros como estes

    ResponderExcluir
  6. As oficinas foram de extrema valia, são sugestões que vou aderir na minha escola fazendo algumas adequações para a realidade de EJA.
    Parabéns aos colegas!
    Viviane CIEJA Parelheiros

    ResponderExcluir
  7. Esse encontro foi maravilhoso, muitas idéias, parcerias, criatividade, troca de conhecimento, produtivo... enfim, tudo de bom. A cada dia vejo que preciso aprender mais e que nada sei.
    A medida que posso vou tentando usar e aproveitar essas idéias lá na escola.

    Fátima
    CEU EMEF Cidade Dutra

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito do curso de hoje (06/11/09), estou aprendendo muito. Parabéns aos organizadores e aos apresentadores.

    ResponderExcluir
  9. A formação foi indispensável para a minha prática. Seria muito bom se ela se transformasse em um curso mensal.
    As oficinas são maravilhosas sugestões de práticas.
    Parabens a todos.

    POIE RENATO DE PAULA SILVA
    EMEF ENGENHEIRO JOSÉ AMADEI.

    ResponderExcluir
  10. O curso foi muito importante, para me ajudar em sala, principalmente pelo fato de ter começado como POIE no meio do ano. Me ajudou muito a ter ideias para planejar minhas aulas.
    Milena

    ResponderExcluir
  11. gostei muito do curso, aprendi bastante cois,apesar de achar que foi muita coisa em um dia só, mas foi valido agradeço pela oportunidade.
    NIVEA DE CAPRIO DO C.E.U VILA RUBI

    ResponderExcluir
  12. As oficinas estão sendo de grande importancia no trabalho dos poies em sala de aula Antonio emef dr Manoel de Abreu

    ResponderExcluir
  13. As oficinas foram muito produtivas, estou fascinada em ver como tem bons projetos na rede, e feliz de saber como temos potencial e criatividade. A minha tese de que existem profissionais altamente qualificados atuando, foi mais uma vez comprovada.
    Obrigada pela oportunidade e volto para o Olegário Mariano cheia de novidades e com muita vontade de trabalhar.
    Edna

    ResponderExcluir
  14. O curso , foi muito interessante , em principal o fato de partilhar as experiências existentes nas escolas, próximas , nos deixa claro a vastidão de possibilidades de trabalho que temos para desenvolver e que tudo é possivel com empenho e dedicação. anetilde CEU NAVEGANTES

    ResponderExcluir
  15. O curso foi super bacana!! Pude aprender a usar o audacity, me aprimorar no movie maker!! inserir hiperlinks, utilizar diversas ferramentas midiaticas com o uso da internet!! Pude desenvolver um projeto de criação de uma sátira com personagens famosos!! Com o uso do Movie Maker!!Postarei po aqui em Breve!!Valquiria EMEF Milton

    ResponderExcluir
  16. Hoje o encontro foi especialmente proveitoso e agradável!!
    As apresentações das atividades pelos colegas foram de grande aprendizado! Estão de parabéns!Devemos nos encontrar mais, inclusive, no início do ano seria bom compartilharmos o plano anual de ensino, sendo que cada um adequaria o plano às necessidades/realidade escolar.
    Helena - EMEF Florestan

    ResponderExcluir
  17. Os trabalhos apresentados foram de ótimo nível trazendo aprendizado e aperfeiçoamento a todos os POIEs. Nosso ano foi muito proveitoso. Tendo como objetivo final realizar o letramento digital dos nossos alunos,tenho certeza das melhorias que este curso trouxe para minha prática em sala de informática visto que pude trabalhar com os alunos a confecção de seus emails,o Twitter, o blog da escola e os blogs pessoais, inclusive dos alunos monitores, conversão de vídeos, Movie Maker,Power Point. O blog da escola é Emefulysses.blogspot.com. Acredito que a formação continuada é de grande importância para todos os professores e mais ainda para nós que cuidamos das TICs em nossas escolas.
    Professor Pedro Canabarro - POIE Emef Ulysses da Sylveira Guimarães.

    ResponderExcluir
  18. Concordo com a Dora. Eu tb acredito que a minha prática não teria 10% dos resultados sem as formações. Algumas em especial: Movie Maker, Aaudacity e Paint. Termino o ano com a frustração de não ter tido um blog ativo, mas essa será minha grande prioridade para 2010.
    Marcela, minha querida, conto muito com a sua ajuda. Aproveito para agradecer por tudo o que vc dividiu comigo/conosco durante este ano.
    POIE Luciana Sanches
    EMEF Heitor de Andrade

    ResponderExcluir
  19. Olá !!!

    Espaços como este, é essencial para que possamos compartilhar informações e experiências. Quem ganha com isso é o aluno.

    Bjs.

    FABIANA

    EMEF OLEGÁRIO MARIANO

    ResponderExcluir
  20. Gostei muito dos trabalhos apresentados, me dei idéias de como poderei conduzir meus trabalhos. Parabéns aos colegas.

    Rubens - EMEF Manoel Vieira

    ResponderExcluir
  21. O curso foi excelente! Foi possível trocar e socializar experiências que enriquecem o nosso trabalho no laboratório, abrindo margem para diversas possibilidades de uso das TICs na educação.

    ResponderExcluir
  22. As apresentações supriram as necessidades da proposta de socialização de aulas,
    marcus

    ResponderExcluir
  23. Na prática com os alunos algumas atividades foram desenvolvidas e de muita valia. No momento os alunos estão desenvolvendo trabalhos no movie maker para posterior apresentação na mostra cultural.
    Desenvolver atividades com colegas POIES é muito produtivo e interessante pois agrega a nossa prática pedagógica saberes que são possíveis de ser desenvolvidos com os nossos alunos.
    Poie Silvia Reinke
    EMEF Marina Melander Coutinho

    ResponderExcluir
  24. Acredito que esses encontros contribuiram bastante para a minha prática pedagógica. Gostei muito das ferramentas que utilizamos no curso, pois muitas delas eu ainda não sabia utilizar como ,por exemplo, o Movie Maker, o Audacity e o Twitter. Também foram proveitosas as sugestões de atividades. Obrigada por tudo.

    POIE Patrícia
    EMEF Engenheiro josé Amadei

    ResponderExcluir
  25. Apenas 4 encontros que valeram por 8. Amei a articulação entre os programas Power Point / Audacity e Movie Maker. Foi um ano que o Laboratório de Informática obteve resultados relevantes com a divulgação dessas oficinas para alunos e profesores. O Blog da escola foi construído e queremos começar 2010 com o projeto de alunos monitores. No que se refere ao último encontro foi o melhor, pois tivemos acesso ao uso real das tecnologias com os alunos, práticas apresentadas por nossos colegas.
    Te parabenizo Marcela por entender as necessidades reais dos POIEs em suas funções.

    Ana Carolina B. Pereira
    EMEF Profº Milton Ferreira de Albuquerque

    ResponderExcluir
  26. Muito interessante esses cursos porque sempre nos trazem novas ideias para trabalhar com os alunos. Criação de vinhetas, blogs, voki... Todas ideias muito boas!
    Parabéns Marcela pela ótima ideia do seminário para que os profs pudessem compartilhar suas experiências!

    ResponderExcluir
  27. Foi muito interessante a iniciativa de troca de experiências, ajudaram ao POIE com algumas sugestões de atividades e parcerias com outros professores.
    O curso durante o ano foi muito produtivo , conheci várias ferramentas.Agradeço a colaboração e ajuda que consegui nesses cursos.

    POIE Márcio D Christe
    EMEF VARGEM GRANDE
    CAPELA DO SOCORRO

    ResponderExcluir
  28. Achei muito bom, talvez uns dos melhores encontros que tivemos nos últimostempos parece que nossos colegas são bem interessados e sabem passar muito bem suas experiências,parabéns Marcela pelo trabalho e pelo acompanhamento que é dado aos Poies.
    Heloisa - Emef Padre José Pegoraro

    ResponderExcluir
  29. A formação de 2009 oferecida pela DRE/CS foi muito importante para o aperfeiçoamento do meu trabalho na sala de informática. Ainda estou trabalhando bastante para terminar o projeto de animação que está na reta final. Obrigada por sua ajuda e atenção durante todo esse ano, Marcela.

    ResponderExcluir
  30. Todas as atividades apresentas nesta data, foram de extrema relevância,e mostraram aos poie's presentes que é possível realizar atividades riquissímas com os educandos.

    Rogério Flora
    EMEF Profº Ayrton Oliveira Sampaio - Capela do Socorro

    ResponderExcluir
  31. POIE Elizabeth Marciano

    Adorei os relatos das experiências dos maravilhosos professores. A cada nova apresentação pude perceber o quanto somos criativos e dinâmicos. Foi muito bom aprender coisas novas com quem vive o mesmo dia-a-dia que a gente. Aprendi algo muito importante hoje: o registro. Daqui para frente serei mais disciplinada com os registros de meus trabalhos. Isso ajuda muito tanto para organizar o desenvolvimento de meus projetos quanto para divulgá-los.
    Parabéns a todos por tanta criatividade.

    ResponderExcluir
  32. O nosso curso foi muito bom, fica cada dia mais evidente o quanto o nosso trabalho vem melhorando em nossas escolas. Estamos a cada dia ampliando o nosso espaço nas escolas. Todos os encontros foram muito relevantes e acrescentaram muito em meu trabalho, e a sensação que fica e de quero mais, sendo assim espero que em 2010 estejamos juntos para aprender cada vez mais.

    A você Marcela, vale deixar registrado a admiração ao seu trabalho, você vem durante o tempo em que esta a frente da nossa turma contribuindo por demais com o nosso trabalho. Parabéns, muito sucesso e muita força para continuar.

    Muito Obrigado
    POIE Prof.Giva
    EMEF Pedro Geraldo Schunck

    ResponderExcluir
  33. O nosso ultimo encontro do curso foi muito proveitoso. A apresentação dos projetos realizados pelos colegas nas escolas vizinhas, nos dá a noção da imensidão de possibilidades que temos e podemos fazer como nossos alunos e monitores. Foi muito legal e também muito válido.
    Maria José Canuto.EMEF. AYRTON O. SAMPAIO

    ResponderExcluir
  34. A formação é de suma importância para nossa prática pedagógica não só na informática educativa, mas em todas as áreas do conhecimento. Vivenciar as práticas hoje foi surpreendente pois elas acrescentam novas idéias e modificam algumas posturas.
    Alguns trabalhos que realizei como POIE poderiam ser divulgados, e esse será um de meus objetivos para o próximo ano.

    EMEF Plínio Salgado
    Climéria Cordeiro

    ResponderExcluir
  35. Relatório:

    O curso permitiu que eu trouxesse novas experIências para a escola e fez com que eu compartilhasse com os alunos;
    A cada aula enfoquei o uso das TICS e suas possibilidades;
    Projetos desenvolvidos com os alunos: Elaboração de um BLOG e preenchimento de perfis.

    FABIANA

    ResponderExcluir
  36. O curso foi fundamental para minha prática pedagógica pois possibilitou trabalhar com os recursos necessários para me adequar ao letramento digital. Ferramentas como o Audacity e Movie Maker ajudam muito no trabalho e tem aceitação muito grande por parte dos alunos. Acredito que cursos como estes devem ser constantes para novas informações e trocas de ideias com os colegas POIEs.

    POIE Luiz Siqueira

    ResponderExcluir
  37. Adorei todas as oficinas, muito me ajudaram a esclarecer algumas dúvidas, principalmente trabalhar com o Audacity e animação d video.
    Agradeço a todos os colegas que contribuiram para o sucesso dessas oficinas. Em especial a Marcela pelo carinho, atenção e paciência conosco...Obrigada por tudo e espero que 2010 a Informática Educativa continua bombando...
    Poie Celma
    Emef. Plínio Marcos

    ResponderExcluir
  38. o cURSO FOI BOM. aTINGIU OS OBJETIVOS. o QUE NÃO CONSEGUI FAZER NA ESCOLA NÃO FOI POR CULPA DO QUE ACONTECEU NO CUROS. OUTROS FATORES INTERFERIRAM.
    sUGIRO QUE NO PRÓXIMO ANO (2010), SENDO OPOSSÍVEL, EM ALGUNS ENCONTRO VENHAM ACOUNOS-MONITORES FAZER AS SUAS APRESENTAÇÕES PESSOALMENTE. ENOSK

    ResponderExcluir
  39. O curso foi ótimo, ampliando a nossa bagagem cultural, para que possamos ampliar a de nossos educando.São informações e ideias de fácil apliacação e aceitação pelos alunos estarem em contado com o letramento digital, muito importante hoje em dia para sua inserssão no mercado de trabalho e até mesmo no seu dia-a-dia.
    Os trabalhos apresentados foram de excelente nível, proporcionando aos POIES oportunidades de estarem desenvolvendo esses trabalhos com seus alunos.
    Aproveito para agradecer todo auxilio que a Profª Marcela e o Sr. Durval do setor DOT P Capela do Socorro tem me dado.
    POIE. Antonio Carlos de Souza Bonito
    CEU EMEF ManoelVieira de Queiroz Filho

    ResponderExcluir