Formação Continuada - POIEs (DRE-CS)

Espaço destinado ao registro do processo de formação dos Professores Orientadores de Informática Educativa da Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro

sexta-feira, 19 de junho de 2009

2º Encontro - Registro do antes



1) O que você conhece sobre a produção de histórias em quadrinhos na internet?
2) Como você utiliza o aplicativo Paint no Laboratório de Informática Educativa? Quais atividades o aplicativo proporciona?

46 comentários:

  1. 1) Infelizmente não conheço nada sobre produção de HQ na Internet.
    2) Atualmente estamos trabalhando com os 1os anos. Os alunos se fotografaram utilizando a máquina digital. Apagaram no Paint tudo em torno da foto deixando apenas o rosto. Desenharam seus "novos" corpinhos. Vamos continuar a atividade no Power Point / Audacity. O intuito é criar um livro digital.
    POIE Luciana - Heitor

    ResponderExcluir
  2. Juscelino Poie - Historia em quadrinhos?Procurei, mas a busca não foi satisfatória...

    ResponderExcluir
  3. Não conheço nenhum site de histórias em quadrinhos. Achei o tema interessante para desevolver atividades com os alunos.
    Atualmente estou desenvolvendo uma releitura de quadros do "Alfredo Volpi" com os alunos de ciclo I e II para uma futura exposição na festa junina (27/06). Quero ainda trabalhar com os alunos uma atividade muito interessante que vi na internet, de através da junção de várias figuras e partes de animais, poder "criar" um animal fantástico.
    Os alunos amam o paint.

    RENATO DE PAULA SILVA
    EMEF ENGENHEIRO JOSÉ AMADEI - DRE CS

    ResponderExcluir
  4. Bom visitei um site e li algo sobre, mas não conheço como funciona a produção de histórias em quadrinhos na internet.
    Viviane

    ResponderExcluir
  5. 1.O principio eu conheço, porém ainda não encontrei nenhum programa em português.
    2.Para desenhar,copiar recortar e editar imagens ou texto.

    ResponderExcluir
  6. Não conheço nada sobre histórias em quadrinhos na internet.
    Quanto ao aplicativo Paint ainda não utilizo, estou aguardando ainda a designação.

    cleonice Ramos
    EMEF Lourival Brandão

    ResponderExcluir
  7. Usamos para desenhar e pintar, editar imagens e textos. Ultimamente estamos explorando mais o Kidpix.

    ResponderExcluir
  8. 1)Na história em quadrinhos na internet, não conheço nada.

    2)Utilizo geralmente com o fundamental I, fazendo desenhos com algum tema proposto, aprimorando a coordenação motora.

    Meg

    ResponderExcluir
  9. 1)Desconheço o processo de produção.

    2)Como recurso para a criação de montagens com imagens/fotos para posterior utilização
    na edição de apresentações.
    POIE : Otilia
    EMEF FREI DAMIÃO

    ResponderExcluir
  10. Ainda não envolvi com o atividade não sei como reproduzir, mas gostaria e estar usando.
    No laboratorio uso o paint para as 1ª séries e as turmas do Ejas treinar coodenação montoura no uso do mouse. Usa-se também construir as figuras geométrca e fazer calculos de perímetro e ares.
    Tamb é é usado para a criação de atividaes artitica e na criação de cartões

    ResponderExcluir
  11. Eu não conheço, espero aprender e conhecer!!!
    Pelo que ja vi trata-se de uma ferramenta de comunicação bem interessante, com ótimos recursos de pesquisa e comunicação.

    ResponderExcluir
  12. Juscelino Poie - Paint - Reproduçao de quadros,histórias, gifs( animator ).

    ResponderExcluir
  13. Por estar iniciando agora o trabalho como POIE não conheço nada sobre produção de história em quadrinhos na internet.
    Bom com relação ao aplicativo Paint utilizamos muito com as crianças na educação infantil, sugerindo temas onde as crianças desenhavam, criavam histórias. Milena

    ResponderExcluir
  14. 1- Trabalho história em quadrinho no Power Point com o aplicativo autoformas. Da internet, já utilizamos o site tribo do guaraná, copiando no Paint e recriando a história em quadrinho.
    2- Paint: fazemos releitura de obras, desenhos da própria criação dos alunos (principalmente os pequenos).
    * Telas mosáicas
    * formas geométricas
    * reprodução de obras
    * representação de um tema específico, etc

    ResponderExcluir
  15. Eu não tenho conhecimento sobre a produção de histórias em quadrinhos na internet, mas estou pronta para adquirir esses novos conceitos.
    Eu utilizo o aplicativo Paint para desenhar com as séries iniciais e, dessa maneira ensino utilizar as ferrementas que o aplicativo propociona.EdnaOlegáriodrecs

    ResponderExcluir
  16. Oi, bom dia!sou anetilde poie do Ceu navegantes...Muito interessante este curso de hoje, como sempre imprecindiveis. Não conheço até hoje nada sobre produção de quadrinhos na internet, mas tenho muito interesse em saber e aprender um pouco. Quanto ao Paint uso muito em sala de informática, em especial por dar aulas para primeiras e segundas séries do fundamental I, o utilizo como nossos primeiros passos no uso da informática, através de riscos rabiscos, cores,desenhos, clics, e como usar o mouse(controlar, para os que nunca tiveram contato com um computador) e as ferramentas, pois com o Paint,por ser muito colorido e por isso atrativo, trabalho leitura escrita, criação de contos , mini comerciais, etc.Enfim é abrir e criar...

    ResponderExcluir
  17. Eu não conheço, espero aprender e conhecer!!!
    Pelo que ja vi trata-se de uma ferramenta de comunicação bem interessante, com ótimos recursos de pesquisa e comunicação.

    ResponderExcluir
  18. Ainda não envolvi com o atividade não sei como reproduzir, mas gostaria e estar usando.
    No laboratorio uso o paint para as 1ª séries e as turmas do Ejas treinar coodenação montoura no uso do mouse. Usa-se também construir as figuras geométrca e fazer calculos de perímetro e ares.
    Tamb é é usado para a criação de atividaes artitica e na criação de cartões

    EMEF ELIZA RACHEL POIE PENA

    ResponderExcluir
  19. Bom dia,sou Nilton Oliveira Poie da Emef Marina Melander Coutinho:em relação a primeira pergunta,tenho o seguinte comentário a fazer:Basicamente o que conheço é o que esta escrito no nosso referêncial ler e escrever da SME de informática educativa.
    Em relação a segunda pergunta:O aplicativo Paint proporciona que os alunos de primeira série que ainda não tem contato com o computador,desenvolvam atividades de coordenação psicomotoras,que desenvolvem sua atenção e concentração,quanto as atividades desenvolvidas no Paint,tenho seguido as atividades propostas pelo referêncial,ou seja "Picasso de uma linha só",desenhos de temas tais como "festa junina",dia "internacional da mulher",dia 01 de Maio "Dia do trabalhador",enfim na maioria das vezes atividades que são feitos registros escritos.

    ResponderExcluir
  20. 1º de quadrinhos não conheço nada

    2º utilizo o paint só como desenho estático, não conheço outras atribuições dele

    Washington CEU TRÊS LAGOS

    ResponderExcluir
  21. Não sei nada de histórias em quadrinhos.
    O Paint até agora só foi apresentado para os alunos e ensinei mais ou menos usar as ferramentas.
    Beijos Cida Turra - CIEJA Parelheiros

    ResponderExcluir
  22. Na verdade tudo está sendo novidade, pois é a primeira vez que participo desta formação. Mas está interessante.

    Fátima - CEU EMEF Cidade Dutra

    ResponderExcluir
  23. 1) Não conheço nenhum site de produção de quadrinhos na internet.
    2)Atualmente utilizo o Paint com os alunos do Fund I. No 1ºano trabalhei um dicionário ilustrado e no 3ºano trabalhei a releitura de uma obra do pintor Alfredo Volpi.

    EMEF José Amadei
    Patrícia

    ResponderExcluir
  24. 1º Quadrinhos: ainda não conheço.

    2º Estamos realizando o projeto "Anima Criança", em que os alunos farão animação sobre o ECA, utilizando PAINT e depois o ANIMATOR.

    Cilene, EMEF João da Silva.

    ResponderExcluir
  25. Oi Marcela

    Sobre a revista em quadrinhos não sei fazer agora quanto ao paint, utilizo essa ferramenta para aprimorar o desenvolvimento motor do aluno uma vez que ele mal consegue pegar num lápis para escrever seu próprio nome. Essa ferramenta faz dele (aluno) um artista com apenas alguns cliks

    POIE Luciano - EMEF Dr Manoel de Abreu

    ResponderExcluir
  26. Angela
    Poie
    EMEF Dr Manoel de Abreu

    Nunca utilizei a ferramenta de produção de quadrinho via Internet.
    Quanto ao paint, utilizo com os aluno do Fund. I e do EJA para melhorar a coordenação motora.

    ResponderExcluir
  27. ) O que você conhece sobre a produção de histórias em quadrinhos na internet?
    Na internet, só vi histórias em quadrinhos n osite www.monica.com.br, através dos alunos do nível I. São tirinhas curtas e engraçadas, na maioria sem diálogos.

    2) Como você utiliza o aplicativo Paint no Laboratório de Informática Educativa? Quais atividades o aplicativo proporciona?
    Utilizo da 1ª a 8ª séreis.
    No nível I com o projeto ler e escrever,os alunos fazem os desenhos de acordo com as palavras registradas na lousa, que eles mesmo sugerem ,a partir da letra do dia.
    No nível II, trabalho animação, unindo o Paint com o Power Point.

    Maria Rute
    "EMEF Dr. Afrânio de Mello Franco"

    ResponderExcluir
  28. Sempre que trabalhei com histórias em quadrinhos utilizei o Paint e/ou o Power Point. Não sei se há outra ferramenta...
    Nas minhas aulas, utilizo o Paint para preparar os alunos menores para a utilização de utros programas, pois ele permite desenho e escrita. Com os maiores, utilizo para fazer colagens, edição de fotos, montagens...

    ResponderExcluir
  29. Beth Marciano, diz
    Não conheço nada sobre produção de histórias em quadrinhos na Internet, quando trabalhei H.Q. com meus alunos, fiz as atividades usando a web can e o Power Point.
    Quanto ao Paint, utilizo para treinar o uso do mouse com os alunos da 1ª série, utilizando as sugestões do nosso caderno de orientações em atividades como a produção da tela mosáico e a ilustração de histórias ouvidas em sala de aula.

    ResponderExcluir
  30. Resposta 1 Conheço muito pouco, em uma formação me parece que vc passou algo pra nós mas confesso que nunca trabalhei essa ferramenta com os alunos. Espero poder usá-la
    em breve.

    Heloisa Emef Pegoraro

    ResponderExcluir
  31. 1)Não conheço nada sobre as Histórias em Quadrinhos na internet.
    2) Tenho utilizado o Paint com os alunos para confecção de desenhos e posteriormente animá-los através do power point
    Antonio Carlos - CEU Parelheiros

    ResponderExcluir
  32. 1ºNão conhecemos a ferramenta de criação de HQ.
    Temos a maior curiosidade de conhecê-la para que possamos explorar com os alunos este universo de possibilidades...
    2º Usamos para fazer ilustrações de histórias trabalhadas em sala, produções de telas, exploração das diferentes ferramentas apresentadas pelo programa.
    POIEs Dora e Maria José(EMEF Teodomiro)

    ResponderExcluir
  33. Rubens - EMEF Manoel Vieira.
    Não tenho conhecimento de revista em quadrinho virtual, gostaria de obter informações e ter acesso a isso.
    Gosto muito de revista em quadrinhos, então vai ser muito divertido estar tendo contato com essa ferramenta.

    ResponderExcluir
  34. 1]Não conheço muita coisa além da leitura deles.

    2) Geralmente conto uma história ou ouvimos uma história juntos, escolhemos um personagem e desenhamos no aplicativo. Formatação de figuras, copiar/colar, suporte à ferramenta animator entre outras tarefas de desenho

    ResponderExcluir
  35. 1- Nunca trabalhei com história em quadrinhos na internet.
    2- No LIE o Paint é utilizado como ferramenta de ilustração, porém gosto de trabalhar com ele quando associado ao animator.

    Climéria - EMEF Plínio Salgado

    ResponderExcluir
  36. Em "jogos educativos" existe uma ferramenta onde produzimos pequenas tiras de quadrinhos!!!
    Na internet alguns sites disponibilizam a produção mas não tentei ainda...

    Utilizo para editar fotos, desenhos, pequenas produções artísticas seguindo o roteiro do "Picasso em uma linha".

    DRECS POIE Pedro Canabarro

    ResponderExcluir
  37. Oi ainda não conheço como trabalhar a história em quadrinhos virtual e gostaria muito de aprender. Quanto ao paint tenho trabalhado com os alunos com as ferramentas de lápis ou na criação de mosaico.
    Bjos
    Silvia - poie Emef Marina Melander Coutinho

    ResponderExcluir
  38. - Sobre história em quadrinhos não conheço nada.

    - sobre o uso do paint
    Utilizo principalmente com as 1ªs e 2ªs séries para familiarização da criança com a máquina, desenvolvimento de coordenação motora com o mouse atraves da construção de desenhos.
    Utilizo tbem na atividade do caderno "ler e escrever" Criando e recriando a obra de picasso.

    Professor Giva

    ResponderExcluir
  39. Resposta 2 Uso bastante o Paint no início do ano com as séries iniciais para a questão do dominio do mouse e também usamos também o Print Screen com muita frequencia.


    Heloisa Emef Pegoraro

    ResponderExcluir
  40. O meu conhecimento sobre historias em queadrinhos é paraticvamente igual a zero. Não tenho trabalhado.
    Tenho utilizado o o paint para treinar o uso das ferramentas.
    Poie Enock. DRECS Emef João de Deus.

    ResponderExcluir
  41. 1º - Ainda não tentei trabalhar o HQ e não tenho noção de como fazer. Mas gostaria muito de aprender, pois acredito que as HQ coloboram muito para o desenvolvimento da leitura e escrita.
    2º - Quanto ao Paint uso muito em sala de informática, em especial nas aulas das 1ªs e 2ªs séries do fundamental I, o utilizo como nossos primeiros passos no uso da informática, através de riscos rabiscos, cores,desenhos, e como usar o mouse,usar corretamente as ferramentas do paint. Trabalhamos a leitura escrita de forma criativa, criação de cartões, figuras geometricas entre outras atividades sugeridas no referencial.
    Poie Celma: EMEF. PLÍNIO MARCOS

    ResponderExcluir
  42. 1. Meu contato com histórias em quadrinhos veio através dos gibis, revistas e posteriormente no jornal.
    2. Já o paint, conheci na unidade escolar com minhas colegas de fundamental I, e posteriormente o utilizei em uma das oficinas na drecs.
    Rogério Flora - DRECS AYRTON OLIVEIRA

    ResponderExcluir
  43. A aula de hoje foi muito interessante, principlamente a parte do trabalho realizado na criação da história em quadrinhos.
    Deu para aprender novos caminhos.
    DRE CS Poie Silvia Reinke

    ResponderExcluir
  44. Rubens - EMEF Manoel Vieira
    A Orientação Técnica de hoje foi muito produtiva, conseguimos conhecer e desenvolver alternativas para boas aulas em nossa sala de informática.

    ResponderExcluir