Espaço destinado ao registro do processo de formação dos Professores Orientadores de Informática Educativa da Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro
sexta-feira, 19 de junho de 2009
2º Encontro - Registro do antes
1) O que você conhece sobre a produção de histórias em quadrinhos na internet? 2) Como você utiliza o aplicativo Paint no Laboratório de Informática Educativa? Quais atividades o aplicativo proporciona?
1) Infelizmente não conheço nada sobre produção de HQ na Internet. 2) Atualmente estamos trabalhando com os 1os anos. Os alunos se fotografaram utilizando a máquina digital. Apagaram no Paint tudo em torno da foto deixando apenas o rosto. Desenharam seus "novos" corpinhos. Vamos continuar a atividade no Power Point / Audacity. O intuito é criar um livro digital. POIE Luciana - Heitor
Não conheço nenhum site de histórias em quadrinhos. Achei o tema interessante para desevolver atividades com os alunos. Atualmente estou desenvolvendo uma releitura de quadros do "Alfredo Volpi" com os alunos de ciclo I e II para uma futura exposição na festa junina (27/06). Quero ainda trabalhar com os alunos uma atividade muito interessante que vi na internet, de através da junção de várias figuras e partes de animais, poder "criar" um animal fantástico. Os alunos amam o paint.
RENATO DE PAULA SILVA EMEF ENGENHEIRO JOSÉ AMADEI - DRE CS
Ainda não envolvi com o atividade não sei como reproduzir, mas gostaria e estar usando. No laboratorio uso o paint para as 1ª séries e as turmas do Ejas treinar coodenação montoura no uso do mouse. Usa-se também construir as figuras geométrca e fazer calculos de perímetro e ares. Tamb é é usado para a criação de atividaes artitica e na criação de cartões
Eu não conheço, espero aprender e conhecer!!! Pelo que ja vi trata-se de uma ferramenta de comunicação bem interessante, com ótimos recursos de pesquisa e comunicação.
Por estar iniciando agora o trabalho como POIE não conheço nada sobre produção de história em quadrinhos na internet. Bom com relação ao aplicativo Paint utilizamos muito com as crianças na educação infantil, sugerindo temas onde as crianças desenhavam, criavam histórias. Milena
1- Trabalho história em quadrinho no Power Point com o aplicativo autoformas. Da internet, já utilizamos o site tribo do guaraná, copiando no Paint e recriando a história em quadrinho. 2- Paint: fazemos releitura de obras, desenhos da própria criação dos alunos (principalmente os pequenos). * Telas mosáicas * formas geométricas * reprodução de obras * representação de um tema específico, etc
Eu não tenho conhecimento sobre a produção de histórias em quadrinhos na internet, mas estou pronta para adquirir esses novos conceitos. Eu utilizo o aplicativo Paint para desenhar com as séries iniciais e, dessa maneira ensino utilizar as ferrementas que o aplicativo propociona.EdnaOlegáriodrecs
Oi, bom dia!sou anetilde poie do Ceu navegantes...Muito interessante este curso de hoje, como sempre imprecindiveis. Não conheço até hoje nada sobre produção de quadrinhos na internet, mas tenho muito interesse em saber e aprender um pouco. Quanto ao Paint uso muito em sala de informática, em especial por dar aulas para primeiras e segundas séries do fundamental I, o utilizo como nossos primeiros passos no uso da informática, através de riscos rabiscos, cores,desenhos, clics, e como usar o mouse(controlar, para os que nunca tiveram contato com um computador) e as ferramentas, pois com o Paint,por ser muito colorido e por isso atrativo, trabalho leitura escrita, criação de contos , mini comerciais, etc.Enfim é abrir e criar...
Eu não conheço, espero aprender e conhecer!!! Pelo que ja vi trata-se de uma ferramenta de comunicação bem interessante, com ótimos recursos de pesquisa e comunicação.
Ainda não envolvi com o atividade não sei como reproduzir, mas gostaria e estar usando. No laboratorio uso o paint para as 1ª séries e as turmas do Ejas treinar coodenação montoura no uso do mouse. Usa-se também construir as figuras geométrca e fazer calculos de perímetro e ares. Tamb é é usado para a criação de atividaes artitica e na criação de cartões
Bom dia,sou Nilton Oliveira Poie da Emef Marina Melander Coutinho:em relação a primeira pergunta,tenho o seguinte comentário a fazer:Basicamente o que conheço é o que esta escrito no nosso referêncial ler e escrever da SME de informática educativa. Em relação a segunda pergunta:O aplicativo Paint proporciona que os alunos de primeira série que ainda não tem contato com o computador,desenvolvam atividades de coordenação psicomotoras,que desenvolvem sua atenção e concentração,quanto as atividades desenvolvidas no Paint,tenho seguido as atividades propostas pelo referêncial,ou seja "Picasso de uma linha só",desenhos de temas tais como "festa junina",dia "internacional da mulher",dia 01 de Maio "Dia do trabalhador",enfim na maioria das vezes atividades que são feitos registros escritos.
Não sei nada de histórias em quadrinhos. O Paint até agora só foi apresentado para os alunos e ensinei mais ou menos usar as ferramentas. Beijos Cida Turra - CIEJA Parelheiros
1) Não conheço nenhum site de produção de quadrinhos na internet. 2)Atualmente utilizo o Paint com os alunos do Fund I. No 1ºano trabalhei um dicionário ilustrado e no 3ºano trabalhei a releitura de uma obra do pintor Alfredo Volpi.
Sobre a revista em quadrinhos não sei fazer agora quanto ao paint, utilizo essa ferramenta para aprimorar o desenvolvimento motor do aluno uma vez que ele mal consegue pegar num lápis para escrever seu próprio nome. Essa ferramenta faz dele (aluno) um artista com apenas alguns cliks
Nunca utilizei a ferramenta de produção de quadrinho via Internet. Quanto ao paint, utilizo com os aluno do Fund. I e do EJA para melhorar a coordenação motora.
) O que você conhece sobre a produção de histórias em quadrinhos na internet? Na internet, só vi histórias em quadrinhos n osite www.monica.com.br, através dos alunos do nível I. São tirinhas curtas e engraçadas, na maioria sem diálogos.
2) Como você utiliza o aplicativo Paint no Laboratório de Informática Educativa? Quais atividades o aplicativo proporciona? Utilizo da 1ª a 8ª séreis. No nível I com o projeto ler e escrever,os alunos fazem os desenhos de acordo com as palavras registradas na lousa, que eles mesmo sugerem ,a partir da letra do dia. No nível II, trabalho animação, unindo o Paint com o Power Point.
Sempre que trabalhei com histórias em quadrinhos utilizei o Paint e/ou o Power Point. Não sei se há outra ferramenta... Nas minhas aulas, utilizo o Paint para preparar os alunos menores para a utilização de utros programas, pois ele permite desenho e escrita. Com os maiores, utilizo para fazer colagens, edição de fotos, montagens...
Beth Marciano, diz Não conheço nada sobre produção de histórias em quadrinhos na Internet, quando trabalhei H.Q. com meus alunos, fiz as atividades usando a web can e o Power Point. Quanto ao Paint, utilizo para treinar o uso do mouse com os alunos da 1ª série, utilizando as sugestões do nosso caderno de orientações em atividades como a produção da tela mosáico e a ilustração de histórias ouvidas em sala de aula.
Resposta 1 Conheço muito pouco, em uma formação me parece que vc passou algo pra nós mas confesso que nunca trabalhei essa ferramenta com os alunos. Espero poder usá-la em breve.
1)Não conheço nada sobre as Histórias em Quadrinhos na internet. 2) Tenho utilizado o Paint com os alunos para confecção de desenhos e posteriormente animá-los através do power point Antonio Carlos - CEU Parelheiros
1ºNão conhecemos a ferramenta de criação de HQ. Temos a maior curiosidade de conhecê-la para que possamos explorar com os alunos este universo de possibilidades... 2º Usamos para fazer ilustrações de histórias trabalhadas em sala, produções de telas, exploração das diferentes ferramentas apresentadas pelo programa. POIEs Dora e Maria José(EMEF Teodomiro)
Rubens - EMEF Manoel Vieira. Não tenho conhecimento de revista em quadrinho virtual, gostaria de obter informações e ter acesso a isso. Gosto muito de revista em quadrinhos, então vai ser muito divertido estar tendo contato com essa ferramenta.
2) Geralmente conto uma história ou ouvimos uma história juntos, escolhemos um personagem e desenhamos no aplicativo. Formatação de figuras, copiar/colar, suporte à ferramenta animator entre outras tarefas de desenho
1- Nunca trabalhei com história em quadrinhos na internet. 2- No LIE o Paint é utilizado como ferramenta de ilustração, porém gosto de trabalhar com ele quando associado ao animator.
Em "jogos educativos" existe uma ferramenta onde produzimos pequenas tiras de quadrinhos!!! Na internet alguns sites disponibilizam a produção mas não tentei ainda...
Utilizo para editar fotos, desenhos, pequenas produções artísticas seguindo o roteiro do "Picasso em uma linha".
Oi ainda não conheço como trabalhar a história em quadrinhos virtual e gostaria muito de aprender. Quanto ao paint tenho trabalhado com os alunos com as ferramentas de lápis ou na criação de mosaico. Bjos Silvia - poie Emef Marina Melander Coutinho
- sobre o uso do paint Utilizo principalmente com as 1ªs e 2ªs séries para familiarização da criança com a máquina, desenvolvimento de coordenação motora com o mouse atraves da construção de desenhos. Utilizo tbem na atividade do caderno "ler e escrever" Criando e recriando a obra de picasso.
Resposta 2 Uso bastante o Paint no início do ano com as séries iniciais para a questão do dominio do mouse e também usamos também o Print Screen com muita frequencia.
O meu conhecimento sobre historias em queadrinhos é paraticvamente igual a zero. Não tenho trabalhado. Tenho utilizado o o paint para treinar o uso das ferramentas. Poie Enock. DRECS Emef João de Deus.
1º - Ainda não tentei trabalhar o HQ e não tenho noção de como fazer. Mas gostaria muito de aprender, pois acredito que as HQ coloboram muito para o desenvolvimento da leitura e escrita. 2º - Quanto ao Paint uso muito em sala de informática, em especial nas aulas das 1ªs e 2ªs séries do fundamental I, o utilizo como nossos primeiros passos no uso da informática, através de riscos rabiscos, cores,desenhos, e como usar o mouse,usar corretamente as ferramentas do paint. Trabalhamos a leitura escrita de forma criativa, criação de cartões, figuras geometricas entre outras atividades sugeridas no referencial. Poie Celma: EMEF. PLÍNIO MARCOS
1. Meu contato com histórias em quadrinhos veio através dos gibis, revistas e posteriormente no jornal. 2. Já o paint, conheci na unidade escolar com minhas colegas de fundamental I, e posteriormente o utilizei em uma das oficinas na drecs. Rogério Flora - DRECS AYRTON OLIVEIRA
A aula de hoje foi muito interessante, principlamente a parte do trabalho realizado na criação da história em quadrinhos. Deu para aprender novos caminhos. DRE CS Poie Silvia Reinke
Rubens - EMEF Manoel Vieira A Orientação Técnica de hoje foi muito produtiva, conseguimos conhecer e desenvolver alternativas para boas aulas em nossa sala de informática.
Nada, espero conhecer hoje!!
ResponderExcluir1) Infelizmente não conheço nada sobre produção de HQ na Internet.
ResponderExcluir2) Atualmente estamos trabalhando com os 1os anos. Os alunos se fotografaram utilizando a máquina digital. Apagaram no Paint tudo em torno da foto deixando apenas o rosto. Desenharam seus "novos" corpinhos. Vamos continuar a atividade no Power Point / Audacity. O intuito é criar um livro digital.
POIE Luciana - Heitor
Juscelino Poie - Historia em quadrinhos?Procurei, mas a busca não foi satisfatória...
ResponderExcluirNão conheço nenhum site de histórias em quadrinhos. Achei o tema interessante para desevolver atividades com os alunos.
ResponderExcluirAtualmente estou desenvolvendo uma releitura de quadros do "Alfredo Volpi" com os alunos de ciclo I e II para uma futura exposição na festa junina (27/06). Quero ainda trabalhar com os alunos uma atividade muito interessante que vi na internet, de através da junção de várias figuras e partes de animais, poder "criar" um animal fantástico.
Os alunos amam o paint.
RENATO DE PAULA SILVA
EMEF ENGENHEIRO JOSÉ AMADEI - DRE CS
Bom visitei um site e li algo sobre, mas não conheço como funciona a produção de histórias em quadrinhos na internet.
ResponderExcluirViviane
1.O principio eu conheço, porém ainda não encontrei nenhum programa em português.
ResponderExcluir2.Para desenhar,copiar recortar e editar imagens ou texto.
Não conheço nada sobre histórias em quadrinhos na internet.
ResponderExcluirQuanto ao aplicativo Paint ainda não utilizo, estou aguardando ainda a designação.
cleonice Ramos
EMEF Lourival Brandão
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirUsamos para desenhar e pintar, editar imagens e textos. Ultimamente estamos explorando mais o Kidpix.
ResponderExcluir1)Na história em quadrinhos na internet, não conheço nada.
ResponderExcluir2)Utilizo geralmente com o fundamental I, fazendo desenhos com algum tema proposto, aprimorando a coordenação motora.
Meg
1)Desconheço o processo de produção.
ResponderExcluir2)Como recurso para a criação de montagens com imagens/fotos para posterior utilização
na edição de apresentações.
POIE : Otilia
EMEF FREI DAMIÃO
Ainda não envolvi com o atividade não sei como reproduzir, mas gostaria e estar usando.
ResponderExcluirNo laboratorio uso o paint para as 1ª séries e as turmas do Ejas treinar coodenação montoura no uso do mouse. Usa-se também construir as figuras geométrca e fazer calculos de perímetro e ares.
Tamb é é usado para a criação de atividaes artitica e na criação de cartões
Eu não conheço, espero aprender e conhecer!!!
ResponderExcluirPelo que ja vi trata-se de uma ferramenta de comunicação bem interessante, com ótimos recursos de pesquisa e comunicação.
Juscelino Poie - Paint - Reproduçao de quadros,histórias, gifs( animator ).
ResponderExcluirPor estar iniciando agora o trabalho como POIE não conheço nada sobre produção de história em quadrinhos na internet.
ResponderExcluirBom com relação ao aplicativo Paint utilizamos muito com as crianças na educação infantil, sugerindo temas onde as crianças desenhavam, criavam histórias. Milena
1- Trabalho história em quadrinho no Power Point com o aplicativo autoformas. Da internet, já utilizamos o site tribo do guaraná, copiando no Paint e recriando a história em quadrinho.
ResponderExcluir2- Paint: fazemos releitura de obras, desenhos da própria criação dos alunos (principalmente os pequenos).
* Telas mosáicas
* formas geométricas
* reprodução de obras
* representação de um tema específico, etc
Eu não tenho conhecimento sobre a produção de histórias em quadrinhos na internet, mas estou pronta para adquirir esses novos conceitos.
ResponderExcluirEu utilizo o aplicativo Paint para desenhar com as séries iniciais e, dessa maneira ensino utilizar as ferrementas que o aplicativo propociona.EdnaOlegáriodrecs
Oi, bom dia!sou anetilde poie do Ceu navegantes...Muito interessante este curso de hoje, como sempre imprecindiveis. Não conheço até hoje nada sobre produção de quadrinhos na internet, mas tenho muito interesse em saber e aprender um pouco. Quanto ao Paint uso muito em sala de informática, em especial por dar aulas para primeiras e segundas séries do fundamental I, o utilizo como nossos primeiros passos no uso da informática, através de riscos rabiscos, cores,desenhos, clics, e como usar o mouse(controlar, para os que nunca tiveram contato com um computador) e as ferramentas, pois com o Paint,por ser muito colorido e por isso atrativo, trabalho leitura escrita, criação de contos , mini comerciais, etc.Enfim é abrir e criar...
ResponderExcluirEu não conheço, espero aprender e conhecer!!!
ResponderExcluirPelo que ja vi trata-se de uma ferramenta de comunicação bem interessante, com ótimos recursos de pesquisa e comunicação.
Ainda não envolvi com o atividade não sei como reproduzir, mas gostaria e estar usando.
ResponderExcluirNo laboratorio uso o paint para as 1ª séries e as turmas do Ejas treinar coodenação montoura no uso do mouse. Usa-se também construir as figuras geométrca e fazer calculos de perímetro e ares.
Tamb é é usado para a criação de atividaes artitica e na criação de cartões
EMEF ELIZA RACHEL POIE PENA
Bom dia,sou Nilton Oliveira Poie da Emef Marina Melander Coutinho:em relação a primeira pergunta,tenho o seguinte comentário a fazer:Basicamente o que conheço é o que esta escrito no nosso referêncial ler e escrever da SME de informática educativa.
ResponderExcluirEm relação a segunda pergunta:O aplicativo Paint proporciona que os alunos de primeira série que ainda não tem contato com o computador,desenvolvam atividades de coordenação psicomotoras,que desenvolvem sua atenção e concentração,quanto as atividades desenvolvidas no Paint,tenho seguido as atividades propostas pelo referêncial,ou seja "Picasso de uma linha só",desenhos de temas tais como "festa junina",dia "internacional da mulher",dia 01 de Maio "Dia do trabalhador",enfim na maioria das vezes atividades que são feitos registros escritos.
1º de quadrinhos não conheço nada
ResponderExcluir2º utilizo o paint só como desenho estático, não conheço outras atribuições dele
Washington CEU TRÊS LAGOS
Não sei nada de histórias em quadrinhos.
ResponderExcluirO Paint até agora só foi apresentado para os alunos e ensinei mais ou menos usar as ferramentas.
Beijos Cida Turra - CIEJA Parelheiros
Na verdade tudo está sendo novidade, pois é a primeira vez que participo desta formação. Mas está interessante.
ResponderExcluirFátima - CEU EMEF Cidade Dutra
1) Não conheço nenhum site de produção de quadrinhos na internet.
ResponderExcluir2)Atualmente utilizo o Paint com os alunos do Fund I. No 1ºano trabalhei um dicionário ilustrado e no 3ºano trabalhei a releitura de uma obra do pintor Alfredo Volpi.
EMEF José Amadei
Patrícia
1º Quadrinhos: ainda não conheço.
ResponderExcluir2º Estamos realizando o projeto "Anima Criança", em que os alunos farão animação sobre o ECA, utilizando PAINT e depois o ANIMATOR.
Cilene, EMEF João da Silva.
Oi Marcela
ResponderExcluirSobre a revista em quadrinhos não sei fazer agora quanto ao paint, utilizo essa ferramenta para aprimorar o desenvolvimento motor do aluno uma vez que ele mal consegue pegar num lápis para escrever seu próprio nome. Essa ferramenta faz dele (aluno) um artista com apenas alguns cliks
POIE Luciano - EMEF Dr Manoel de Abreu
Angela
ResponderExcluirPoie
EMEF Dr Manoel de Abreu
Nunca utilizei a ferramenta de produção de quadrinho via Internet.
Quanto ao paint, utilizo com os aluno do Fund. I e do EJA para melhorar a coordenação motora.
) O que você conhece sobre a produção de histórias em quadrinhos na internet?
ResponderExcluirNa internet, só vi histórias em quadrinhos n osite www.monica.com.br, através dos alunos do nível I. São tirinhas curtas e engraçadas, na maioria sem diálogos.
2) Como você utiliza o aplicativo Paint no Laboratório de Informática Educativa? Quais atividades o aplicativo proporciona?
Utilizo da 1ª a 8ª séreis.
No nível I com o projeto ler e escrever,os alunos fazem os desenhos de acordo com as palavras registradas na lousa, que eles mesmo sugerem ,a partir da letra do dia.
No nível II, trabalho animação, unindo o Paint com o Power Point.
Maria Rute
"EMEF Dr. Afrânio de Mello Franco"
Sempre que trabalhei com histórias em quadrinhos utilizei o Paint e/ou o Power Point. Não sei se há outra ferramenta...
ResponderExcluirNas minhas aulas, utilizo o Paint para preparar os alunos menores para a utilização de utros programas, pois ele permite desenho e escrita. Com os maiores, utilizo para fazer colagens, edição de fotos, montagens...
Beth Marciano, diz
ResponderExcluirNão conheço nada sobre produção de histórias em quadrinhos na Internet, quando trabalhei H.Q. com meus alunos, fiz as atividades usando a web can e o Power Point.
Quanto ao Paint, utilizo para treinar o uso do mouse com os alunos da 1ª série, utilizando as sugestões do nosso caderno de orientações em atividades como a produção da tela mosáico e a ilustração de histórias ouvidas em sala de aula.
Resposta 1 Conheço muito pouco, em uma formação me parece que vc passou algo pra nós mas confesso que nunca trabalhei essa ferramenta com os alunos. Espero poder usá-la
ResponderExcluirem breve.
Heloisa Emef Pegoraro
1)Não conheço nada sobre as Histórias em Quadrinhos na internet.
ResponderExcluir2) Tenho utilizado o Paint com os alunos para confecção de desenhos e posteriormente animá-los através do power point
Antonio Carlos - CEU Parelheiros
1ºNão conhecemos a ferramenta de criação de HQ.
ResponderExcluirTemos a maior curiosidade de conhecê-la para que possamos explorar com os alunos este universo de possibilidades...
2º Usamos para fazer ilustrações de histórias trabalhadas em sala, produções de telas, exploração das diferentes ferramentas apresentadas pelo programa.
POIEs Dora e Maria José(EMEF Teodomiro)
Rubens - EMEF Manoel Vieira.
ResponderExcluirNão tenho conhecimento de revista em quadrinho virtual, gostaria de obter informações e ter acesso a isso.
Gosto muito de revista em quadrinhos, então vai ser muito divertido estar tendo contato com essa ferramenta.
1]Não conheço muita coisa além da leitura deles.
ResponderExcluir2) Geralmente conto uma história ou ouvimos uma história juntos, escolhemos um personagem e desenhamos no aplicativo. Formatação de figuras, copiar/colar, suporte à ferramenta animator entre outras tarefas de desenho
1- Nunca trabalhei com história em quadrinhos na internet.
ResponderExcluir2- No LIE o Paint é utilizado como ferramenta de ilustração, porém gosto de trabalhar com ele quando associado ao animator.
Climéria - EMEF Plínio Salgado
Em "jogos educativos" existe uma ferramenta onde produzimos pequenas tiras de quadrinhos!!!
ResponderExcluirNa internet alguns sites disponibilizam a produção mas não tentei ainda...
Utilizo para editar fotos, desenhos, pequenas produções artísticas seguindo o roteiro do "Picasso em uma linha".
DRECS POIE Pedro Canabarro
Oi ainda não conheço como trabalhar a história em quadrinhos virtual e gostaria muito de aprender. Quanto ao paint tenho trabalhado com os alunos com as ferramentas de lápis ou na criação de mosaico.
ResponderExcluirBjos
Silvia - poie Emef Marina Melander Coutinho
- Sobre história em quadrinhos não conheço nada.
ResponderExcluir- sobre o uso do paint
Utilizo principalmente com as 1ªs e 2ªs séries para familiarização da criança com a máquina, desenvolvimento de coordenação motora com o mouse atraves da construção de desenhos.
Utilizo tbem na atividade do caderno "ler e escrever" Criando e recriando a obra de picasso.
Professor Giva
Resposta 2 Uso bastante o Paint no início do ano com as séries iniciais para a questão do dominio do mouse e também usamos também o Print Screen com muita frequencia.
ResponderExcluirHeloisa Emef Pegoraro
O meu conhecimento sobre historias em queadrinhos é paraticvamente igual a zero. Não tenho trabalhado.
ResponderExcluirTenho utilizado o o paint para treinar o uso das ferramentas.
Poie Enock. DRECS Emef João de Deus.
1º - Ainda não tentei trabalhar o HQ e não tenho noção de como fazer. Mas gostaria muito de aprender, pois acredito que as HQ coloboram muito para o desenvolvimento da leitura e escrita.
ResponderExcluir2º - Quanto ao Paint uso muito em sala de informática, em especial nas aulas das 1ªs e 2ªs séries do fundamental I, o utilizo como nossos primeiros passos no uso da informática, através de riscos rabiscos, cores,desenhos, e como usar o mouse,usar corretamente as ferramentas do paint. Trabalhamos a leitura escrita de forma criativa, criação de cartões, figuras geometricas entre outras atividades sugeridas no referencial.
Poie Celma: EMEF. PLÍNIO MARCOS
1. Meu contato com histórias em quadrinhos veio através dos gibis, revistas e posteriormente no jornal.
ResponderExcluir2. Já o paint, conheci na unidade escolar com minhas colegas de fundamental I, e posteriormente o utilizei em uma das oficinas na drecs.
Rogério Flora - DRECS AYRTON OLIVEIRA
A aula de hoje foi muito interessante, principlamente a parte do trabalho realizado na criação da história em quadrinhos.
ResponderExcluirDeu para aprender novos caminhos.
DRE CS Poie Silvia Reinke
Rubens - EMEF Manoel Vieira
ResponderExcluirA Orientação Técnica de hoje foi muito produtiva, conseguimos conhecer e desenvolver alternativas para boas aulas em nossa sala de informática.