Espaço destinado ao registro do processo de formação dos Professores Orientadores de Informática Educativa da Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro
sexta-feira, 5 de novembro de 2010
Mídias no Universo Infantil - Registro do antes
Como o uso das linguagens midiáticas pode contribuir para o desenvolvimento dos alunos dos primeiros anos do Ciclo I? Como você se vê frente a este desafio? Comente.
As linguagens midiáticas podem contribuir no processo de alfabetização dos alunos no ciclo I através do uso das mídias de recursos que o laboratório de informática possuem. O uso das TICs favorece a aprendizagem quando usada como recurso pedagógico planejado. Os alunos tem muito interesse, o que facilita o processo.
Podem contribuir na medida em que motivam e trazem toda uma problematica nova a questões relevantes na alfabetização dos estudantes. Rafael CEU Parelheiros
SOU PROFESSORA DE EDUCAÇÃO INFANTIL TAMBÉM E ACHO QUE O INTERESSE DELES É MUITO GRANDE COMPARADO COM OS ALUNOS MAIORES. EU NÃO VEJO DIFICULDADE ALGUMA DE PASSAR ESSES CONHECIMENTOS AOS PEQUENOS. NIVEA DE CAPRIO ALVES DA SILVA C.E.U. E.M.E.F. VILA RUBI
O uso das linguagens midiáticas contribui para o desenvolvimento da leitura e escrita, para o processo inicial de comunicação virtual, para a concientização do uso devido e indevido da internet, e suas consequências. enquanto profissional, me vejo com grande responsabilidade frente a esse trabalho, pois as linguagens midiaticas estão cada vez mais presentes na vida de nossos alunos, e em nossa vida, e cabe a nós educadores desempenharmos nosso papel com a devida consciência e responsabilidade.
Procuro fazer uso das linguagens com os alunos e sei que eles gostam muito, principalmente quando há situações diferentes das conhecidas por eles, percebo que eles multiplicam o aprendizado tanto na escola quanto fora dela. A cada aula eles ficam na espera para que eu possa apresentar-lhes aprendizados novos. E eu fico na expectativa de que eles gostem. Giane- POIE Pegoraro
As lingaguens mediáticas pode contribuir de várias formas, ajudando a coordenação motora com o uso do mouse, desenvolvendo conceitos básicos como: cores, quantidades, nomes das letras, enfim acredito que de muitas maneiras. Edna - Olegário Mariano
Creio que as linguagens midiáticas podem contribuir imensamente no desenvolvimento dos alunos do primeiro ciclo, uma vez que é fato existir um grande interesse e curiosidade nestes alunos, algo que pode fomentar muitos ganhos em desenvolvimento.
Acredito que as linguagens midiáticas podem auxiliar os alunos em seu aprendizado de maneira especial considerando que os mesmos possuem características únicas que o uso de ferramentas em formatos orais e visuais servirá como um poderoso aliado do professor.
Sou POIE do ciclo I há 5 anos. No começo ficava muito perdida, pois nunca pensei em lecionar para os menores. Com o passar do tempo, fui percebendo como é gostoso ver o rostinho dos pequenos quando aprendem algo novo. Eles não têm tanta concentração quanto os maiores, mas aprendem rápido. Nos últimos anos, minha escolha tem sido pelo ciclo I, pelo fato de ter adquirido uma certa ´prática em desenvolver atividades para essas turmas. Mas uma coisa é fundamental, é preciso ter a indispensável ajuda dos alunos monitores para trabalhar com os menores
As crianças nesta faixa etária, pelo que sei, tem muita curiosidade e muita vontade de aprender desta forma as linguagens midiáticas são possibilidades de ajudá-los na apropriação da linguagem escrita, pois contribuem através de suas ferramentas como um instrumento facilitador e com alto poder de sedução junto as crianças. Nós enquanto POIEs somos os mediadores, facilitadores deste contato das crianças com as linguagens midiáticas procurando através delas desenvolver e ampliar os conhecimentos possíveis com estas ferramentas.
O uso das linguagens midiáticas pode contribuir muito no desenvolvimento dos alunos dos primeiros anos do ciclo I. Como no desenvolvimento da linguagem oral e escrita. POIE Milena
As linguagens midiáticas podem favorecer o trabalho com alunos dos primeiros anos do Ciclo I, pois hoje alguns pequenos já chegam à escola com conhecimentos de várias mídias.É necessário instrumentalizá-los para usar adequadamente os recursos, aproveitando sua criatividade, espontaneidade e desenvolvendo suas potencialidades. EMEF Ulysses da S. Guimarães - Solange
Contribui a partir dos resultados observados em relação ao um crescimento da auto-estima, partindo do princípio que a inclusão digital contribui para o desenvolvimento dos alunos em diversas dimensões.
Acho importante atividades planejadas como leitura compartilhada de sites de historinhas, com muitas imagens, jogos que levem a desenvolver o raciocínio e a criatividade durante os primeiros anos do ciclo I. Sandra Zimberger Emef João da Silva
Os alunos já estão chegando á escola com algum conhecimento á respeito desse universo informatizado, são poucos que não tem conhecimento algum,pois trabalho com esse aluno e estou observando a todo tempo. O uso dessas linguagens pode contribuir muito para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita desses alunos, através de atividades direcionadas,músicas,pesquisa,vídeos, onde o aluno possa trabalhar no computador aquilo que se trabalha no caderno.Ilara- Marina Melander
Além de contribuir para alfabetização e coordenação motora insere o aluno no contexto da informática educativa, ou seja, desde as séries iniciais ele entende o espaço do LIE e as aulas de informática como espaços de aprenizagem, ainda que de forma lúdica. O desafio é tornar atraente. Aluno-monitor nas séries iniciais acrescenta e facilita as intervenções do POIE. POIE Luciana EMEF Heitor de Andrade
O uso das linguagens é muito importante porque além dos alunos gostarem os colocam em situações diversas e novas. É preciso instrí-los mesmo quando há aqueles que já tenham o conhecimento de algumas mídias, pois sempre existe o que agregar. Na realidade, ingressei como POIE há uma semana, assim ainda não consegui conhecer todos os alunos e desenvolver atividades, pois ainda estou na fase de organização do laboratório que estava parado há mais de um ano.
Nós educadores, devemos então tornar este aprendizado prazeroso valendo-se de diversos recursos para que a criança seja instigada a pensar e agir, utilizando-se da máquina como um acessório de grande valia para o desenvolvimento de sua aprendizagem. A escola então tem um papel fundamental na construção do uso desta tecnologia. João- Emef Jd Eliana
Á criança estimulada, aprende mais, se desenvolve mais facilmente!!! A informática educativa é um estímulo a mais, pois utiliza as letras, os números, a imagem, a criatividade da criança ao utilizar o paint, a Internet como meio de descobertas de um meundo mais amplo, enfim, desenvolve a vontade de aprender nos pequenos. Maria Rute de Almeida Luz EMEF DR. AFRÂNIO DE MELLO FRANCO
As linguagens midiáticas são importantes no desenvolvimento do trabalho pedagógico. A mídia faz parte do nosso cotidiano, por isso não podemos ignorá-las.
Acredito que a principal contribuição seja em relação ao grande interesse que as crianças tem em relação ao computador, o que pode ajuda no desenvolvimento da alfabetização dos pequenos.
As linguagens midiáticas podem contribuir e muito para as crianças deste ano, pois além do grande interesse que eles demonstram pelas mídias, temos diversos recursos que podem auxiliá-los no processo de alfabetização. Como é um ano/ciclo que eu já trabalhei e gosto, tenho bastante interesse em enfrentar esse desafio.
Bom para mim será um grande desafio pois desde que ingressei como POIE, trabalho somente com a EJA e o Fund.II. Tenho 3ª séries este ano e foi difícil lidar com eles, se não fosse pela colega e amiga Beth (POIE), estaria perdida. Mas acredito que o uso das linguagens midiáticas contribuem na alfabetização e desenvolvimento das crianças, gerando novos desafios.
Acredito que o uso destas mídias podem contribuir com o processo de alfabetização e desenvolvimento da coordenação motora. Sabemos que ainda existe interesse por parte dos alunos em participar das atividades desenvolvidas nos laboratórios de informática educativa e isso precisa ser valorizado. Paulo Pires - Emef Dr. Manoel de Abreu
Programas de desenhos e pintura ajudam a desenvolver a criatividade, como a utilização de jogos o raciocínio , o uso do audacyti para desenvolver a oralidade, entre outras possibilidades.
Principalmente na alfabetização, quando temos atividades voltadas para o uso das letras, formas e cores. Também a coordenaão motora é incentivada e tem melhoras significativas, assim como a organização das ativdades com um melhor aproveitamento do tempo. Poie Pedro Canabarro Emef. Ulysses Guimarães
Para mim o uso das linguagens midiáticas no ciclo I favorece na questão de leitura e escrita do indivíduo, uma vez que ele por ter um interesse maior em conhecer as possibilidedes de manuseio das mídias, algo que para ele pode ser mais prazeroso, então ele passa a se dedicar mais nisso, e interagindo mais, fortalecendo a questão leitora e escrtora, e altomaticamente acaba se inserindo nesse meio midiático. Tive algumas experiências de alguns fatores que as vezes paracem pouco relevantes na hora de falar, como por exemplo no programa do Paint coloque uma caixa de texto em cima de seu desenho para identificar com seu nome, para eles é um grande desafio toda aquela coordenação motora, o reconhecimento das letras de seu nome no teclado, uma vez que o teclado não segue a ordem alfabética, então é algo que eles se concentram muito para poder atingir a meta...
Acredito que é possível contribuir no processo de alfabetização e no desenvolvimento da criatividade dos alunos. Porém, não tenho aulas no ciclo I e não sei a melhor maneira de trabalhar com esses alunos.
O trabalho com crianças menores tem o facilitador por estarem inseridas nessa nova decada. O trabalho na Educação Infantil a partir do lúdico aproxima a criança do universo midiático e ao entrar no Ciclo I seu envolvimento será muito melhor.
As crianças do Ciclo I podem iniciar a sua alfabetização e realizar outras atividades, inclusive a coordenação motora, utilizando os recursos e programas do Laboratório de Informática. Estou me preparando para esse desafio. Edmilson EMEF Plácido de Castro
As linguagens midiáticas possibilitam a aquisição de conhecimentos, interação do aluno com novas tecnologias, tornando possível desde cedo a inclusão digital.
Os alunos podem desenvolver de um modo mais tangível o relaciomento entre si. Eles começam depressa a trocar informações e a ajudar-se mutuamente. Muitas vezes uma linguagem nova para alguns deles, já é conhecida, ainda que não dominada, por outros. Nota-se como os grupos passam a "ensinar" entre sí. A troca de conhecimentos é constante e duradoura. Esse é somente um dos aspectos onde as linguagens midiáticas propiciam e reforçam um bom desenvolvimento dos alunos do Ciclo I.
Todas as linguagens permitem o desenvolvimento do indivíduo, para isso é necessário que o professor insira e explore todas as mídias em suas aulas, principlamente no início do ciclo onde o aluno tem grande curiosidade e se deslumbram com as descobertas. Para isso é fundamental o planejamento e a intenção.
As linguagens midiáticas contribuem muito para o desenvolvimento do aluno, pois atua direto no processo de leitura e escrita, facilita a interação com o mundo e contribui para desenvolver sua habilidades e potencialidades. Emef. Plínio Marcos Poie: Celma
O uso das linguagens midiáticas podem contribuir muito no processo de alfabetização das crianças. Desenvolvem ricamente a percepção, criatividade e coordenação motora. É um outro jeito de aprender e lidar com as letras, imagens, sons. Seu encantamento é notório. Helena - POIE EMEF Florestan Fernandes
É muito importante o uso das midias no universo infantil. As criança já nasceram "conectadas", mas devem aprender a usar essa ferramenta,o POIE deve ser um facilitador desse processo e usa-lo de maneira didática.
EMEF VILA SANTA MARIA O uso da mídia pode facilitar o desenvolvimento da capacidade motora, leitora e escritora visto que apresenta um grande atrativo e novidade para as crianças. Todos querem utilizá-la, o que facilita para o professor quanto ao que deve ensinar. O desafio é muito grande pois há uma vasta gama de ferramentas e oportunidades que devemos dominar para ensinar. Muita coisa nova aparece a cada dia. Seria necessário, portanto uma formação com mais frequencia para compartilhamento das experiências realizadas.
Acredito que as linguagens midiáticas são tão importantes, senão até mais importantes de serem trabalhadas nos primeiros anos do Ciclo I, em relação às outras linguagens que devem ser desenvolvidas com os alunos nessa faixa etária, uma vez que as mídias fazem parte do cotidiano desses alunos, porém precisam ser apresentadas a eles de forma a contribuirem também para o seu desnvolvimento global.
Pois sempre "bato na tecla" de que é necessário que os educandos possam sair da escola fazendo muito mais que ler, escrever e contar, pois só assim, de fato, poderemos ir de encontro a prevenção deste fenômeno tão recente que é a exclusão digital, ou seja, mais um passo de elefantinho rumo à luta contra a disigualdade de acesso.
Robson Martins de Oliveira CEU EMEF Manoel Vieira de Queiroz Filho
Acredito que a linguagem midiática para o aluno do ciclo um, principalmente nas séries iniciais,pode corroborar para motricidade, releitura do mundo real por meio do virtual,facilitador na aprendizagem da leitura,percepção, criatividade, desafio, agilidade de raciocínio lógico entre outros. O desafio do professor POIE reside nas questões de apropriação desse universo e produzir atividades que despertem atividades que facilitem o ganho cognitivo.
O trabalho apresentada pela colega Silvana, ficou muito belo e interessante. Mesmo porque, trabalhar com crianças do 3º estágio não é uma tarefa muito fácil. Felizmente ela conseguiu extrair o máximo dos educandos. Parabéns pela iniciativa.
Acho muito importante, pois sou Poie iniciante e ainda fico um pouco perdida com os menores!!!
ResponderExcluirRosana
Emef Vargem Grande
As linguagens midiáticas podem contribuir no processo de alfabetização dos alunos no ciclo I através do uso das mídias de recursos que o laboratório de informática possuem. O uso das TICs favorece a aprendizagem quando usada como recurso pedagógico planejado. Os alunos tem muito interesse, o que facilita o processo.
ResponderExcluirKarin - EMEF Almeida Jr
Podem auxiliar na coordenação motora, inicio da alfabetização com o primeiro contato com o alfabeto, números e raciocpinio lógico.
ResponderExcluirRENATO DE PAULA SILVA
EMEF ENGENHEIRO JOSÉ AMADEI
Podem contribuir na medida em que motivam e trazem toda uma problematica nova a questões relevantes na alfabetização dos estudantes.
ResponderExcluirRafael
CEU Parelheiros
SOU PROFESSORA DE EDUCAÇÃO INFANTIL TAMBÉM E ACHO QUE O INTERESSE DELES É MUITO GRANDE COMPARADO COM OS ALUNOS MAIORES. EU NÃO VEJO DIFICULDADE ALGUMA DE PASSAR ESSES CONHECIMENTOS AOS PEQUENOS.
ResponderExcluirNIVEA DE CAPRIO ALVES DA SILVA
C.E.U. E.M.E.F. VILA RUBI
O uso das linguagens midiáticas contribui para o desenvolvimento da leitura e escrita, para o processo inicial de comunicação virtual, para a concientização do uso devido e indevido da internet, e suas consequências.
ResponderExcluirenquanto profissional, me vejo com grande responsabilidade frente a esse trabalho, pois as linguagens midiaticas estão cada vez mais presentes na vida de nossos alunos, e em nossa vida, e cabe a nós educadores desempenharmos nosso papel com a devida consciência e responsabilidade.
Procuro fazer uso das linguagens com os alunos
ResponderExcluire sei que eles gostam muito, principalmente quando há situações diferentes das conhecidas por eles, percebo que eles multiplicam o aprendizado tanto na escola quanto fora dela.
A cada aula eles ficam na espera para que eu possa apresentar-lhes aprendizados novos. E eu
fico na expectativa de que eles gostem.
Giane- POIE Pegoraro
As lingaguens mediáticas pode contribuir de várias formas, ajudando a coordenação motora com o uso do mouse, desenvolvendo conceitos básicos como: cores, quantidades, nomes das letras, enfim acredito que de muitas maneiras.
ResponderExcluirEdna - Olegário Mariano
Creio que as linguagens midiáticas podem contribuir imensamente no desenvolvimento dos alunos do primeiro ciclo, uma vez que é fato existir um grande interesse e curiosidade nestes alunos, algo que pode fomentar muitos ganhos em desenvolvimento.
ResponderExcluirLúcio
EMEF Eliza Rachel
Acredito que as linguagens midiáticas podem auxiliar os alunos em seu aprendizado de maneira especial considerando que os mesmos possuem características únicas que o uso de ferramentas em formatos orais e visuais servirá como um poderoso aliado do professor.
ResponderExcluirJonathan
POIE Céu Três Lagos.
Beth Marciano
ResponderExcluirEMEF Plínio Salgado
Sou POIE do ciclo I há 5 anos. No começo ficava muito perdida, pois nunca pensei em lecionar para os menores. Com o passar do tempo, fui percebendo como é gostoso ver o rostinho dos pequenos quando aprendem algo novo. Eles não têm tanta concentração quanto os maiores, mas aprendem rápido. Nos últimos anos, minha escolha tem sido pelo ciclo I, pelo fato de ter adquirido uma certa ´prática em desenvolver atividades para essas turmas. Mas uma coisa é fundamental, é preciso ter a indispensável ajuda dos alunos monitores para trabalhar com os menores
As crianças nesta faixa etária, pelo que sei, tem muita curiosidade e muita vontade de aprender desta forma as linguagens midiáticas são possibilidades de ajudá-los na apropriação da linguagem escrita, pois contribuem através de suas ferramentas como um instrumento facilitador e com alto poder de sedução junto as crianças.
ResponderExcluirNós enquanto POIEs somos os mediadores, facilitadores deste contato das crianças com as linguagens midiáticas procurando através delas desenvolver e ampliar os conhecimentos possíveis com estas ferramentas.
Carlos Honorato EMEF Des. Teodomiro Toledo Piza
O uso das linguagens midiáticas pode contribuir muito no desenvolvimento dos alunos dos primeiros anos do ciclo I. Como no desenvolvimento da linguagem oral e escrita.
ResponderExcluirPOIE Milena
as midias são uma maneira interessante das crianças desenvolverem suas atividades motoras e sua criatividade
ResponderExcluirLaurinda
EMEF DR MIGUEL VIEIRA FERREIRA
As linguagens midiáticas podem favorecer o trabalho com alunos dos primeiros anos do Ciclo I, pois hoje alguns pequenos já chegam à escola com conhecimentos de várias mídias.É necessário instrumentalizá-los para usar adequadamente os recursos, aproveitando sua criatividade, espontaneidade e desenvolvendo suas potencialidades.
ResponderExcluirEMEF Ulysses da S. Guimarães - Solange
Contribui a partir dos resultados observados em relação ao um crescimento da auto-estima, partindo do princípio que a inclusão digital contribui para o desenvolvimento dos alunos em diversas dimensões.
ResponderExcluirOtilia e Aurélia (EMEF Frei Damião).
Acho importante atividades planejadas como leitura compartilhada de sites de historinhas, com muitas imagens, jogos que levem a desenvolver o raciocínio e a criatividade durante os primeiros anos do ciclo I.
ResponderExcluirSandra Zimberger
Emef João da Silva
Os alunos já estão chegando á escola com algum conhecimento á respeito desse universo informatizado, são poucos que não tem conhecimento algum,pois trabalho com esse aluno e estou observando a todo tempo. O uso dessas linguagens pode contribuir muito para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita desses alunos, através de atividades direcionadas,músicas,pesquisa,vídeos, onde o aluno possa trabalhar no computador aquilo que se trabalha no caderno.Ilara- Marina Melander
ResponderExcluirAlém de contribuir para alfabetização e coordenação motora insere o aluno no contexto da informática educativa, ou seja, desde as séries iniciais ele entende o espaço do LIE e as aulas de informática como espaços de aprenizagem, ainda que de forma lúdica. O desafio é tornar atraente. Aluno-monitor nas séries iniciais acrescenta e facilita as intervenções do POIE.
ResponderExcluirPOIE Luciana
EMEF Heitor de Andrade
O uso das linguagens é muito importante porque além dos alunos gostarem os colocam em situações diversas e novas. É preciso instrí-los mesmo quando há aqueles que já tenham o conhecimento de algumas mídias, pois sempre existe o que agregar. Na realidade, ingressei como POIE há uma semana, assim ainda não consegui conhecer todos os alunos e desenvolver atividades, pois ainda estou na fase de organização do laboratório que estava parado há mais de um ano.
ResponderExcluirEMEF Paulo Setúbal
Léia Andrade
Nós educadores, devemos então tornar este aprendizado prazeroso valendo-se de diversos recursos para que a criança seja instigada a pensar e agir, utilizando-se da máquina como um acessório de grande valia para o desenvolvimento de sua aprendizagem.
ResponderExcluirA escola então tem um papel fundamental na construção do uso desta tecnologia.
João- Emef Jd Eliana
Á criança estimulada, aprende mais, se desenvolve mais facilmente!!! A informática educativa é um estímulo a mais, pois utiliza as letras, os números, a imagem, a criatividade da criança ao utilizar o paint, a Internet como meio de descobertas de um meundo mais amplo, enfim, desenvolve a vontade de aprender nos pequenos.
ResponderExcluirMaria Rute de Almeida Luz
EMEF DR. AFRÂNIO DE MELLO FRANCO
As linguagens midiáticas são importantes no desenvolvimento do trabalho pedagógico. A mídia faz parte do nosso cotidiano, por isso não podemos ignorá-las.
ResponderExcluirEMEF Dr Manoel de Abreu
Angela
Acredito que a principal contribuição seja em relação ao grande interesse que as crianças tem em relação ao computador, o que pode ajuda no desenvolvimento da alfabetização dos pequenos.
ResponderExcluirProf.Giva
EMEF Pedro Geraldo Schunck
As linguagens midiáticas podem contribuir e muito para as crianças deste ano, pois além do grande interesse que eles demonstram pelas mídias, temos diversos recursos que podem auxiliá-los no processo de alfabetização. Como é um ano/ciclo que eu já trabalhei e gosto, tenho bastante interesse em enfrentar esse desafio.
ResponderExcluirYara - Emef Padre José Pegoraro
Bom para mim será um grande desafio pois desde que ingressei como POIE, trabalho somente com a EJA e o Fund.II. Tenho 3ª séries este ano e foi difícil lidar com eles, se não fosse pela colega e amiga Beth (POIE), estaria perdida.
ResponderExcluirMas acredito que o uso das linguagens midiáticas contribuem na alfabetização e desenvolvimento das crianças, gerando novos desafios.
Climéria Cordeiro
POIE EMEF Plínio Salgado
Acredito que o uso destas mídias podem contribuir com o processo de alfabetização e desenvolvimento da coordenação motora. Sabemos que ainda existe interesse por parte dos alunos em participar das atividades desenvolvidas nos laboratórios de informática educativa e isso precisa ser valorizado.
ResponderExcluirPaulo Pires - Emef Dr. Manoel de Abreu
As mídias contribuem sim, mas é muito difícil principalmente para quem está acostumado a dar aula apenas para Fund II. É um desafio mesmo.
ResponderExcluirFátima e Dora
POIE CEU Dutra e Teodomiro.
Programas de desenhos e pintura ajudam a desenvolver a criatividade, como a utilização de jogos o raciocínio , o uso do audacyti para desenvolver a oralidade, entre outras possibilidades.
ResponderExcluirAdelson - Vila Rubi
Principalmente na alfabetização, quando temos atividades voltadas para o uso das letras, formas e cores. Também a coordenaão motora é incentivada e tem melhoras significativas, assim como a organização das ativdades com um melhor aproveitamento do tempo.
ResponderExcluirPoie Pedro Canabarro
Emef. Ulysses Guimarães
O educando deve sentir prazer em lidar com as ferramentas, pois só assim o poie conseguirá atingir todo o grupo.
ResponderExcluirRogério Flora
EMEF Profº Ayrton Oliviera Sampaio
Para mim o uso das linguagens midiáticas no ciclo I favorece na questão de leitura e escrita do indivíduo, uma vez que ele por ter um interesse maior em conhecer as possibilidedes de manuseio das mídias, algo que para ele pode ser mais prazeroso, então ele passa a se dedicar mais nisso, e interagindo mais, fortalecendo a questão leitora e escrtora, e altomaticamente acaba se inserindo nesse meio midiático.
ResponderExcluirTive algumas experiências de alguns fatores que as vezes paracem pouco relevantes na hora de falar, como por exemplo no programa do Paint coloque uma caixa de texto em cima de seu desenho para identificar com seu nome, para eles é um grande desafio toda aquela coordenação motora, o reconhecimento das letras de seu nome no teclado, uma vez que o teclado não segue a ordem alfabética, então é algo que eles se concentram muito para poder atingir a meta...
EMEF PROF. MILTON FERREIRA DE ALBUQUERQUE
Acredito que é possível contribuir no processo de alfabetização e no desenvolvimento da criatividade dos alunos. Porém, não tenho aulas no ciclo I e não sei a melhor maneira de trabalhar com esses alunos.
ResponderExcluirLuiz Siqueira
EMEF Dr. MIguel Vieira Ferreira
O trabalho com crianças menores tem o facilitador por estarem inseridas nessa nova decada. O trabalho na Educação Infantil a partir do lúdico aproxima a criança do universo midiático e ao entrar no Ciclo I seu envolvimento será muito melhor.
ResponderExcluirJuliana, EMEI Gonzagão.
As crianças do Ciclo I podem iniciar a sua alfabetização e realizar outras atividades, inclusive a coordenação motora, utilizando os recursos e programas do Laboratório de Informática. Estou me preparando para esse desafio.
ResponderExcluirEdmilson
EMEF Plácido de Castro
As linguagens midiáticas possibilitam a aquisição de conhecimentos, interação do aluno com novas tecnologias, tornando possível desde cedo a inclusão digital.
ResponderExcluirOs alunos podem desenvolver de um modo mais tangível o relaciomento entre si. Eles começam depressa a trocar informações e a ajudar-se mutuamente. Muitas vezes uma linguagem nova para alguns deles, já é conhecida, ainda que não dominada, por outros. Nota-se como os grupos passam a "ensinar" entre sí. A troca de conhecimentos é constante e duradoura. Esse é somente um dos aspectos onde as linguagens midiáticas propiciam e reforçam um bom desenvolvimento dos alunos do Ciclo I.
ResponderExcluirPOIE Enock de Carvalho Oliveira
DRE-CS - EMEF João de Deus Cardoso de çMello
Todas as linguagens permitem o desenvolvimento do indivíduo, para isso é necessário que o professor insira e explore todas as mídias em suas aulas, principlamente no início do ciclo onde o aluno tem grande curiosidade e se deslumbram com as descobertas.
ResponderExcluirPara isso é fundamental o planejamento e a intenção.
EMEF Olegário Mariano
POIE Fabiana
As linguagens midiáticas contribuem muito para o desenvolvimento do aluno, pois atua direto no processo de leitura e escrita, facilita a interação com o mundo e contribui para desenvolver sua habilidades e potencialidades.
ResponderExcluirEmef. Plínio Marcos
Poie: Celma
O uso das linguagens midiáticas podem contribuir muito no processo de alfabetização das crianças. Desenvolvem ricamente a percepção, criatividade e coordenação motora. É um outro jeito de aprender e lidar com as letras, imagens, sons. Seu encantamento é notório.
ResponderExcluirHelena - POIE EMEF Florestan Fernandes
O educando deve sentir prazer em lidar com as ferramentas, pois desta forma o poie poderá atinguir todo o gurpo.
ResponderExcluirRogério Flora
EMEF Profº Ayrton Oliveira Sampaio
É muito importante o uso das midias no universo infantil. As criança já nasceram "conectadas", mas devem aprender a usar essa ferramenta,o POIE deve ser um facilitador desse processo e usa-lo de maneira didática.
ResponderExcluirEMEF Marina Melander
Glória
EMEF VILA SANTA MARIA
ResponderExcluirO uso da mídia pode facilitar o desenvolvimento da capacidade motora, leitora e escritora visto que apresenta um grande atrativo e novidade para as crianças. Todos querem utilizá-la, o que facilita para o professor quanto ao que deve ensinar. O desafio é muito grande pois há uma vasta gama de ferramentas e oportunidades que devemos dominar para ensinar. Muita coisa nova aparece a cada dia. Seria necessário, portanto uma formação com mais frequencia para compartilhamento das experiências realizadas.
Acredito que as linguagens midiáticas são tão importantes, senão até mais importantes de serem trabalhadas nos primeiros anos do Ciclo I, em relação às outras linguagens que devem ser desenvolvidas com os alunos nessa faixa etária, uma vez que as mídias fazem parte do cotidiano desses alunos, porém precisam ser apresentadas a eles de forma a contribuirem também para o seu desnvolvimento global.
ResponderExcluirO que achar... FANTÁSTICO!
ResponderExcluirPois sempre "bato na tecla" de que é necessário que os educandos possam sair da escola fazendo muito mais que ler, escrever e contar, pois só assim, de fato, poderemos ir de encontro a prevenção deste fenômeno tão recente que é a exclusão digital, ou seja, mais um passo de elefantinho rumo à luta contra a disigualdade de acesso.
Robson Martins de Oliveira
CEU EMEF Manoel Vieira de Queiroz Filho
Acredito que a linguagem midiática para o aluno do ciclo um, principalmente nas séries iniciais,pode corroborar para motricidade, releitura do mundo real por meio do virtual,facilitador na aprendizagem da leitura,percepção, criatividade, desafio, agilidade de raciocínio lógico entre outros. O desafio do professor POIE reside nas questões de apropriação desse universo e produzir atividades que despertem atividades que facilitem o ganho cognitivo.
ResponderExcluirMarcus Rinaldi Tonelli
CEU EMEF Jd Eliana
O trabalho apresentada pela colega Silvana, ficou muito belo e interessante. Mesmo porque, trabalhar com crianças do 3º estágio não é uma tarefa muito fácil. Felizmente ela conseguiu extrair o máximo dos educandos. Parabéns pela iniciativa.
ResponderExcluirRogério Flora
EMEF Profº Ayrton Oliveira Sampaio