Formação Continuada - POIEs (DRE-CS)

Espaço destinado ao registro do processo de formação dos Professores Orientadores de Informática Educativa da Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Mídias no Universo Infantil - Registro do antes

Como o uso das linguagens midiáticas pode contribuir para o desenvolvimento dos alunos dos primeiros anos do Ciclo I? Como você se vê frente a este desafio? Comente.

47 comentários:

  1. Acho muito importante, pois sou Poie iniciante e ainda fico um pouco perdida com os menores!!!

    Rosana
    Emef Vargem Grande

    ResponderExcluir
  2. As linguagens midiáticas podem contribuir no processo de alfabetização dos alunos no ciclo I através do uso das mídias de recursos que o laboratório de informática possuem. O uso das TICs favorece a aprendizagem quando usada como recurso pedagógico planejado. Os alunos tem muito interesse, o que facilita o processo.

    Karin - EMEF Almeida Jr

    ResponderExcluir
  3. Podem auxiliar na coordenação motora, inicio da alfabetização com o primeiro contato com o alfabeto, números e raciocpinio lógico.

    RENATO DE PAULA SILVA
    EMEF ENGENHEIRO JOSÉ AMADEI

    ResponderExcluir
  4. Podem contribuir na medida em que motivam e trazem toda uma problematica nova a questões relevantes na alfabetização dos estudantes.
    Rafael
    CEU Parelheiros

    ResponderExcluir
  5. SOU PROFESSORA DE EDUCAÇÃO INFANTIL TAMBÉM E ACHO QUE O INTERESSE DELES É MUITO GRANDE COMPARADO COM OS ALUNOS MAIORES. EU NÃO VEJO DIFICULDADE ALGUMA DE PASSAR ESSES CONHECIMENTOS AOS PEQUENOS.
    NIVEA DE CAPRIO ALVES DA SILVA
    C.E.U. E.M.E.F. VILA RUBI

    ResponderExcluir
  6. O uso das linguagens midiáticas contribui para o desenvolvimento da leitura e escrita, para o processo inicial de comunicação virtual, para a concientização do uso devido e indevido da internet, e suas consequências.
    enquanto profissional, me vejo com grande responsabilidade frente a esse trabalho, pois as linguagens midiaticas estão cada vez mais presentes na vida de nossos alunos, e em nossa vida, e cabe a nós educadores desempenharmos nosso papel com a devida consciência e responsabilidade.

    ResponderExcluir
  7. Procuro fazer uso das linguagens com os alunos
    e sei que eles gostam muito, principalmente quando há situações diferentes das conhecidas por eles, percebo que eles multiplicam o aprendizado tanto na escola quanto fora dela.
    A cada aula eles ficam na espera para que eu possa apresentar-lhes aprendizados novos. E eu
    fico na expectativa de que eles gostem.
    Giane- POIE Pegoraro

    ResponderExcluir
  8. As lingaguens mediáticas pode contribuir de várias formas, ajudando a coordenação motora com o uso do mouse, desenvolvendo conceitos básicos como: cores, quantidades, nomes das letras, enfim acredito que de muitas maneiras.
    Edna - Olegário Mariano

    ResponderExcluir
  9. Creio que as linguagens midiáticas podem contribuir imensamente no desenvolvimento dos alunos do primeiro ciclo, uma vez que é fato existir um grande interesse e curiosidade nestes alunos, algo que pode fomentar muitos ganhos em desenvolvimento.

    Lúcio
    EMEF Eliza Rachel

    ResponderExcluir
  10. Acredito que as linguagens midiáticas podem auxiliar os alunos em seu aprendizado de maneira especial considerando que os mesmos possuem características únicas que o uso de ferramentas em formatos orais e visuais servirá como um poderoso aliado do professor.

    Jonathan
    POIE Céu Três Lagos.

    ResponderExcluir
  11. Beth Marciano
    EMEF Plínio Salgado

    Sou POIE do ciclo I há 5 anos. No começo ficava muito perdida, pois nunca pensei em lecionar para os menores. Com o passar do tempo, fui percebendo como é gostoso ver o rostinho dos pequenos quando aprendem algo novo. Eles não têm tanta concentração quanto os maiores, mas aprendem rápido. Nos últimos anos, minha escolha tem sido pelo ciclo I, pelo fato de ter adquirido uma certa ´prática em desenvolver atividades para essas turmas. Mas uma coisa é fundamental, é preciso ter a indispensável ajuda dos alunos monitores para trabalhar com os menores

    ResponderExcluir
  12. As crianças nesta faixa etária, pelo que sei, tem muita curiosidade e muita vontade de aprender desta forma as linguagens midiáticas são possibilidades de ajudá-los na apropriação da linguagem escrita, pois contribuem através de suas ferramentas como um instrumento facilitador e com alto poder de sedução junto as crianças.
    Nós enquanto POIEs somos os mediadores, facilitadores deste contato das crianças com as linguagens midiáticas procurando através delas desenvolver e ampliar os conhecimentos possíveis com estas ferramentas.

    Carlos Honorato EMEF Des. Teodomiro Toledo Piza

    ResponderExcluir
  13. O uso das linguagens midiáticas pode contribuir muito no desenvolvimento dos alunos dos primeiros anos do ciclo I. Como no desenvolvimento da linguagem oral e escrita.
    POIE Milena

    ResponderExcluir
  14. as midias são uma maneira interessante das crianças desenvolverem suas atividades motoras e sua criatividade
    Laurinda
    EMEF DR MIGUEL VIEIRA FERREIRA

    ResponderExcluir
  15. As linguagens midiáticas podem favorecer o trabalho com alunos dos primeiros anos do Ciclo I, pois hoje alguns pequenos já chegam à escola com conhecimentos de várias mídias.É necessário instrumentalizá-los para usar adequadamente os recursos, aproveitando sua criatividade, espontaneidade e desenvolvendo suas potencialidades.
    EMEF Ulysses da S. Guimarães - Solange

    ResponderExcluir
  16. Contribui a partir dos resultados observados em relação ao um crescimento da auto-estima, partindo do princípio que a inclusão digital contribui para o desenvolvimento dos alunos em diversas dimensões.

    Otilia e Aurélia (EMEF Frei Damião).

    ResponderExcluir
  17. Acho importante atividades planejadas como leitura compartilhada de sites de historinhas, com muitas imagens, jogos que levem a desenvolver o raciocínio e a criatividade durante os primeiros anos do ciclo I.
    Sandra Zimberger
    Emef João da Silva

    ResponderExcluir
  18. Os alunos já estão chegando á escola com algum conhecimento á respeito desse universo informatizado, são poucos que não tem conhecimento algum,pois trabalho com esse aluno e estou observando a todo tempo. O uso dessas linguagens pode contribuir muito para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita desses alunos, através de atividades direcionadas,músicas,pesquisa,vídeos, onde o aluno possa trabalhar no computador aquilo que se trabalha no caderno.Ilara- Marina Melander

    ResponderExcluir
  19. Além de contribuir para alfabetização e coordenação motora insere o aluno no contexto da informática educativa, ou seja, desde as séries iniciais ele entende o espaço do LIE e as aulas de informática como espaços de aprenizagem, ainda que de forma lúdica. O desafio é tornar atraente. Aluno-monitor nas séries iniciais acrescenta e facilita as intervenções do POIE.
    POIE Luciana
    EMEF Heitor de Andrade

    ResponderExcluir
  20. O uso das linguagens é muito importante porque além dos alunos gostarem os colocam em situações diversas e novas. É preciso instrí-los mesmo quando há aqueles que já tenham o conhecimento de algumas mídias, pois sempre existe o que agregar. Na realidade, ingressei como POIE há uma semana, assim ainda não consegui conhecer todos os alunos e desenvolver atividades, pois ainda estou na fase de organização do laboratório que estava parado há mais de um ano.

    EMEF Paulo Setúbal
    Léia Andrade

    ResponderExcluir
  21. Nós educadores, devemos então tornar este aprendizado prazeroso valendo-se de diversos recursos para que a criança seja instigada a pensar e agir, utilizando-se da máquina como um acessório de grande valia para o desenvolvimento de sua aprendizagem.
    A escola então tem um papel fundamental na construção do uso desta tecnologia.
    João- Emef Jd Eliana

    ResponderExcluir
  22. Á criança estimulada, aprende mais, se desenvolve mais facilmente!!! A informática educativa é um estímulo a mais, pois utiliza as letras, os números, a imagem, a criatividade da criança ao utilizar o paint, a Internet como meio de descobertas de um meundo mais amplo, enfim, desenvolve a vontade de aprender nos pequenos.
    Maria Rute de Almeida Luz
    EMEF DR. AFRÂNIO DE MELLO FRANCO

    ResponderExcluir
  23. As linguagens midiáticas são importantes no desenvolvimento do trabalho pedagógico. A mídia faz parte do nosso cotidiano, por isso não podemos ignorá-las.

    EMEF Dr Manoel de Abreu
    Angela

    ResponderExcluir
  24. Acredito que a principal contribuição seja em relação ao grande interesse que as crianças tem em relação ao computador, o que pode ajuda no desenvolvimento da alfabetização dos pequenos.

    Prof.Giva
    EMEF Pedro Geraldo Schunck

    ResponderExcluir
  25. As linguagens midiáticas podem contribuir e muito para as crianças deste ano, pois além do grande interesse que eles demonstram pelas mídias, temos diversos recursos que podem auxiliá-los no processo de alfabetização. Como é um ano/ciclo que eu já trabalhei e gosto, tenho bastante interesse em enfrentar esse desafio.

    Yara - Emef Padre José Pegoraro

    ResponderExcluir
  26. Bom para mim será um grande desafio pois desde que ingressei como POIE, trabalho somente com a EJA e o Fund.II. Tenho 3ª séries este ano e foi difícil lidar com eles, se não fosse pela colega e amiga Beth (POIE), estaria perdida.
    Mas acredito que o uso das linguagens midiáticas contribuem na alfabetização e desenvolvimento das crianças, gerando novos desafios.

    Climéria Cordeiro
    POIE EMEF Plínio Salgado

    ResponderExcluir
  27. Acredito que o uso destas mídias podem contribuir com o processo de alfabetização e desenvolvimento da coordenação motora. Sabemos que ainda existe interesse por parte dos alunos em participar das atividades desenvolvidas nos laboratórios de informática educativa e isso precisa ser valorizado.
    Paulo Pires - Emef Dr. Manoel de Abreu

    ResponderExcluir
  28. As mídias contribuem sim, mas é muito difícil principalmente para quem está acostumado a dar aula apenas para Fund II. É um desafio mesmo.

    Fátima e Dora
    POIE CEU Dutra e Teodomiro.

    ResponderExcluir
  29. Programas de desenhos e pintura ajudam a desenvolver a criatividade, como a utilização de jogos o raciocínio , o uso do audacyti para desenvolver a oralidade, entre outras possibilidades.

    Adelson - Vila Rubi

    ResponderExcluir
  30. Principalmente na alfabetização, quando temos atividades voltadas para o uso das letras, formas e cores. Também a coordenaão motora é incentivada e tem melhoras significativas, assim como a organização das ativdades com um melhor aproveitamento do tempo.
    Poie Pedro Canabarro
    Emef. Ulysses Guimarães

    ResponderExcluir
  31. O educando deve sentir prazer em lidar com as ferramentas, pois só assim o poie conseguirá atingir todo o grupo.

    Rogério Flora
    EMEF Profº Ayrton Oliviera Sampaio

    ResponderExcluir
  32. Para mim o uso das linguagens midiáticas no ciclo I favorece na questão de leitura e escrita do indivíduo, uma vez que ele por ter um interesse maior em conhecer as possibilidedes de manuseio das mídias, algo que para ele pode ser mais prazeroso, então ele passa a se dedicar mais nisso, e interagindo mais, fortalecendo a questão leitora e escrtora, e altomaticamente acaba se inserindo nesse meio midiático.
    Tive algumas experiências de alguns fatores que as vezes paracem pouco relevantes na hora de falar, como por exemplo no programa do Paint coloque uma caixa de texto em cima de seu desenho para identificar com seu nome, para eles é um grande desafio toda aquela coordenação motora, o reconhecimento das letras de seu nome no teclado, uma vez que o teclado não segue a ordem alfabética, então é algo que eles se concentram muito para poder atingir a meta...

    EMEF PROF. MILTON FERREIRA DE ALBUQUERQUE

    ResponderExcluir
  33. Acredito que é possível contribuir no processo de alfabetização e no desenvolvimento da criatividade dos alunos. Porém, não tenho aulas no ciclo I e não sei a melhor maneira de trabalhar com esses alunos.

    Luiz Siqueira

    EMEF Dr. MIguel Vieira Ferreira

    ResponderExcluir
  34. O trabalho com crianças menores tem o facilitador por estarem inseridas nessa nova decada. O trabalho na Educação Infantil a partir do lúdico aproxima a criança do universo midiático e ao entrar no Ciclo I seu envolvimento será muito melhor.

    Juliana, EMEI Gonzagão.

    ResponderExcluir
  35. As crianças do Ciclo I podem iniciar a sua alfabetização e realizar outras atividades, inclusive a coordenação motora, utilizando os recursos e programas do Laboratório de Informática. Estou me preparando para esse desafio.
    Edmilson
    EMEF Plácido de Castro

    ResponderExcluir
  36. As linguagens midiáticas possibilitam a aquisição de conhecimentos, interação do aluno com novas tecnologias, tornando possível desde cedo a inclusão digital.

    ResponderExcluir
  37. Os alunos podem desenvolver de um modo mais tangível o relaciomento entre si. Eles começam depressa a trocar informações e a ajudar-se mutuamente. Muitas vezes uma linguagem nova para alguns deles, já é conhecida, ainda que não dominada, por outros. Nota-se como os grupos passam a "ensinar" entre sí. A troca de conhecimentos é constante e duradoura. Esse é somente um dos aspectos onde as linguagens midiáticas propiciam e reforçam um bom desenvolvimento dos alunos do Ciclo I.

    POIE Enock de Carvalho Oliveira

    DRE-CS - EMEF João de Deus Cardoso de çMello

    ResponderExcluir
  38. Todas as linguagens permitem o desenvolvimento do indivíduo, para isso é necessário que o professor insira e explore todas as mídias em suas aulas, principlamente no início do ciclo onde o aluno tem grande curiosidade e se deslumbram com as descobertas.
    Para isso é fundamental o planejamento e a intenção.



    EMEF Olegário Mariano


    POIE Fabiana

    ResponderExcluir
  39. As linguagens midiáticas contribuem muito para o desenvolvimento do aluno, pois atua direto no processo de leitura e escrita, facilita a interação com o mundo e contribui para desenvolver sua habilidades e potencialidades.
    Emef. Plínio Marcos
    Poie: Celma

    ResponderExcluir
  40. O uso das linguagens midiáticas podem contribuir muito no processo de alfabetização das crianças. Desenvolvem ricamente a percepção, criatividade e coordenação motora. É um outro jeito de aprender e lidar com as letras, imagens, sons. Seu encantamento é notório.
    Helena - POIE EMEF Florestan Fernandes

    ResponderExcluir
  41. O educando deve sentir prazer em lidar com as ferramentas, pois desta forma o poie poderá atinguir todo o gurpo.

    Rogério Flora
    EMEF Profº Ayrton Oliveira Sampaio

    ResponderExcluir
  42. É muito importante o uso das midias no universo infantil. As criança já nasceram "conectadas", mas devem aprender a usar essa ferramenta,o POIE deve ser um facilitador desse processo e usa-lo de maneira didática.

    EMEF Marina Melander
    Glória

    ResponderExcluir
  43. EMEF VILA SANTA MARIA
    O uso da mídia pode facilitar o desenvolvimento da capacidade motora, leitora e escritora visto que apresenta um grande atrativo e novidade para as crianças. Todos querem utilizá-la, o que facilita para o professor quanto ao que deve ensinar. O desafio é muito grande pois há uma vasta gama de ferramentas e oportunidades que devemos dominar para ensinar. Muita coisa nova aparece a cada dia. Seria necessário, portanto uma formação com mais frequencia para compartilhamento das experiências realizadas.

    ResponderExcluir
  44. Acredito que as linguagens midiáticas são tão importantes, senão até mais importantes de serem trabalhadas nos primeiros anos do Ciclo I, em relação às outras linguagens que devem ser desenvolvidas com os alunos nessa faixa etária, uma vez que as mídias fazem parte do cotidiano desses alunos, porém precisam ser apresentadas a eles de forma a contribuirem também para o seu desnvolvimento global.

    ResponderExcluir
  45. O que achar... FANTÁSTICO!

    Pois sempre "bato na tecla" de que é necessário que os educandos possam sair da escola fazendo muito mais que ler, escrever e contar, pois só assim, de fato, poderemos ir de encontro a prevenção deste fenômeno tão recente que é a exclusão digital, ou seja, mais um passo de elefantinho rumo à luta contra a disigualdade de acesso.

    Robson Martins de Oliveira
    CEU EMEF Manoel Vieira de Queiroz Filho

    ResponderExcluir
  46. Acredito que a linguagem midiática para o aluno do ciclo um, principalmente nas séries iniciais,pode corroborar para motricidade, releitura do mundo real por meio do virtual,facilitador na aprendizagem da leitura,percepção, criatividade, desafio, agilidade de raciocínio lógico entre outros. O desafio do professor POIE reside nas questões de apropriação desse universo e produzir atividades que despertem atividades que facilitem o ganho cognitivo.

    Marcus Rinaldi Tonelli
    CEU EMEF Jd Eliana

    ResponderExcluir
  47. O trabalho apresentada pela colega Silvana, ficou muito belo e interessante. Mesmo porque, trabalhar com crianças do 3º estágio não é uma tarefa muito fácil. Felizmente ela conseguiu extrair o máximo dos educandos. Parabéns pela iniciativa.

    Rogério Flora
    EMEF Profº Ayrton Oliveira Sampaio

    ResponderExcluir