Formação Continuada - POIEs (DRE-CS)

Espaço destinado ao registro do processo de formação dos Professores Orientadores de Informática Educativa da Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro

terça-feira, 4 de maio de 2010

Avaliação 1º encontro presencial MEEN

Car@s POIE,

Ao avaliar o 1º encontro presencial, considere:
*suas expectaticas; o Programa Aluno Monitor; o projeto "MEEN" ; o espaço virtual para postagens na Ning (http://minhaescolaenoticia.ning.com); as informações recebidas; e o que mais achar importante.

Esperamos ao final deste ano, evidenciar o protagonismo dos nossos alunos na qualidade dos trabalhos desenvolvidos e coordenados por vocês.

Um abraço e nos encontramos na rede.
Marcela DRECS

11 comentários:

  1. Nesse encontro nos foi dado mais uma possibilidade de aprender e compartilhar as experiências adquiridas tanto com os colegas quanto com nossos estudantes.
    O Google Docs bem como a análise de gráficos foi mais um grande aprendizado para mim. Muito bom Marcela, você está indo sempre de encontro às nossas dificuldades. Parabéns!!!
    Helena - EMEF Florestan

    ResponderExcluir
  2. dO Primeiro Encontro foi bom. Foram várias e boas informações. A parte de Oficina foi boa e como toda oficina trabalhosa. No fim, entretanto apresenta excelentes resultados uma vez que transforma o participante de ouvinte a obreiro.
    Enock de Carvalho Oliveira
    poie na emef João de Deus Cardoso de Mello
    dre - Capela do Socorro

    ResponderExcluir
  3. Gostei da atividade com o Excel, havia muito tempo que não trabalhava com o programa, desde quando levávamos os alunos com o professor, já tinha esquecido de como era montar um gráfico, uma planilha, etc. Mas creio que o programa oferece diversos recursos e gostaria de aprender mais.

    Climéria Cordeiro
    EMEF Plínio Salgado

    ResponderExcluir
  4. Já tinha lido depoimentos de POIEs sobre a importância dos alunos monitores na sala de informática. Mas agora que estou trabalhando na prática com eles é que pude comprovar esse fato. No início dá muito trabalho mas já sinto melhoras no trabalho dos A.M. e projeto bons frutos para o futuro. Quanto as postagens na Ning procuro orientá-los quanto a postura e ética. Fiquei sentido em saber que não poderemos mais usar a Ning, logo agora que estava me familiarizando...

    Adelson - Vila Rubi

    ResponderExcluir
  5. Na verdade, hoje eu não sabia exatamente o que esperar desse encontro, mas mesmo sem expectativas, eu gostei muito do que vimos. Adorei sua apresentação no P.P. e a proposta de análise dos dados da pesquisa. Já conhecia a ning, devido ao curso nas ondas do rádio e aqui consegui pensar melhor em algumas formas de ensinar os alunos a aproveitar e organizar melhor esse espaço. Mas a maior novidade para mim foi aprender a criar a pesquisa no google docs, isso tembém foi ótimo.
    É pena que só teremos 2 encontros ao longo do ano, poderiam ser mais. Mas, como sempre, saio daqui cheia de ideias para aplicar na escola.

    Beth Marciano
    EMEF Plínio Salgado

    ResponderExcluir
  6. São grandes as expectativas dos monitores e de nós, POIEs. Com entusiasmo eles estão chegando e recebendo as orientações, e já auxiliando as turminhas menores na sala de informática. Já percebemos que a troca de informação será enriquecedora para ambas as partes.
    O espaço na rede NING, minha escola é notícia, ajudará bastante na formação dos monitores. A comunicação com outros grupos, de outras escolas,é fundamental na formação.
    Estamos pensando em realizar até videoconferências com outras escolas!
    São muitas idéias!!

    Sandra Zimberger - EMEF "João da Silva"

    ResponderExcluir
  7. O primeiro encontro foi muito bom!
    Recebi muitas informações importantes para trabalhar com os monitores.

    Sandra Zimberger
    EMEF JOÃO DA SILVA

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito desse primeiro encontro, pois estou bastante ansiosa em relação ao Projeto Aluno Monitor.
    É meu 1º ano como POIE e, embora acredite que alunos monitores possam ajudar bastante tanto no trabalho com as turmas quanto em relação ao desenvolvimento global dos próprios monitores, estou ainda me sentindo insegura em como iniciar o trabalho de formação dos mesmos.
    As atividades realizadas e as orientações recebidas certamente me ajudarão bastante nesse trabalho.

    Gourete
    Lourival Brandão dos Santos

    ResponderExcluir
  9. Já que a proposta é jornalismo/reportagem trabalhar com tabelas e gráficos é realmente fundamental. Gostei de aprender algo no Excel pq é um programa que não sei usar ainda. Acho que os alunos-monitores tb vão gostar!
    Luciana - Heitor de Andrade

    ResponderExcluir
  10. Aprendi muito. A formação contribuiu muito para o meu aprendizado, pois eu conhecia pouco o excel.

    POIE Carlos Honorato
    EMEF DES. Teodomiro Toledo Piza

    ResponderExcluir
  11. Bem pensando em termos de projeto com nossos alunos, eles estão amando tanto a experiencia de uso da ning quanto da participação do Minha Escola é Notícia. Conseguimos vencer a primeira etapa do desafio e estamos aprendendo a cada dia; estamos finalizando a segundo, faltando divulgação de gráficos e relatório final desta fase.
    De pronto podemos afirmar que o aluno monitor cresce junto com a gente; a parceria é muito positiva tanto para o professor quanto para o aluno. Desenvolvemos e reforçamos laços que seguramente vão ficar por muito tempo.
    Um abraço a todos,
    Dora - Teodomiro

    ResponderExcluir